Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29593
Título: História em Quadrinhos: crítica social à partir da série Os Santos (Leandro Assis e Triscila Oliveira)
Autor(es): Lemos, Wesley de Souza
Palavras-chave: Crítica social
História em quadrinhos
Luta de classes - Mulheres
Data do documento: 10-Jul-2023
Resumo: O presente artigo busca observar como as HQ’s deixaram de ser apenas uma forma de entretenimento para se tornar uma importante ferramenta de critica social acerca de assuntos e estereótipos do cotidiano brasileiro, é preciso observar como esse gênero vem sendo usado para abordar questões da sociedade que às vezes são tratadas como irrelevantes pelas pessoas. Nossa análise consiste em uma revisão bibliográfica e leitura de textos teóricos acerca do tema escolhido, tendo como principal base COAN (2020), PIVA & MARTINS (2020), buscando tratar de questões como luta de classes, feminismo, e direitos das mulheres. Realizamos também uma seleção de quatro capítulos da série de quadrinhos Os Santos, roteirizado e desenhado por Leandro Assis e Triscila Oliveira para ilustrar as temáticas citadas dentro das HQ’s. Conclui-se ao final do escrito que a utilização dos quadrinhos para abordar todas as temáticas expostas é a clara personificação do ditado popular que diz: “Você entendeu ou tenho que desenhar?” A criticidade e o poder de conscientização que podem exercer sobre o leitor é algo indispensável e que tem que ser considerado enquanto possibilidade de ensino dentro dos conteúdos escolares, uma vez que se entende que a escola exerce o papel de principal formador da consciência e construção social do indivíduo, enquanto ser pensante de nossa sociedade.
Descrição: LEMOS, W. S. História em Quadrinhos: crítica social à partir da série Os Santos (Leandro Assis e Triscila Oliveira). 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29593
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesley de Souza Lemos.pdfPDF - Wesley de Souza Lemos1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito438.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.