Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29619
Título: A importância da música como ferramenta pedagógica para a potencialização cognitiva do educando
Autor(es): Silva, Damião Cipriano Rosa da
Palavras-chave: Música
Educação
Potencialização cognitiva
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da utilização da música como ferramenta pedagógica para a potencialização cognitiva do educando. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, que discute a relação entre a música e o desenvolvimento cognitivo humano. A partir de uma revisão de literatura, foram abordadas teorias cognitivas e os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem musical, bem como os benefícios da música para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo do aluno. Também foram discutidos os desafios e perspectivas do uso da música na educação, considerando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para aproveitar ao máximo o potencial da música como ferramenta pedagógica. Como resultado, este estudo apresenta uma contribuição teórica bastante relevante, pois demostra, uma melhora significativa na capacidade de concentração e foco dos educandos quando a música é utilizada como ferramenta pedagógica. Da mesma forma, educandos demonstraram maior envolvimento nas atividades de aprendizagem, causando maior atenção e participação ativa, instigando novos estudos sobre o tema, destacando a necessidade de avanço no campo acadêmico, principalmente por meio de pesquisas empíricas.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29619
ISSN: 370.7
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Damião Cipriano Rosa da SilvaTCC - Damião Cipriano Rosa da Silva487.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito272.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.