Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Karla Dominique Sousa de-
dc.date.accessioned2023-07-11T14:37:12Z-
dc.date.available2023-07-11T14:37:12Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29628-
dc.descriptionLIMA, Karla Dominique Sousa de. A música como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil de uma escola no município de Caiçara-PB. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo o primeiro contato da criança com o cotidiano escolar. Desse modo, possui princípios e finalidade sobre a educação de crianças, fortalecendo práticas pedagógicas mediadoras correspondentes ao desenvolvimento e as aprendizagens. A música na Educação Infantil está atrelada ao brincar, através de jogos e brincadeiras envolvendo movimento, gestos, canto, dança e o faz de conta. Assim, conduzimos como objetivo geral deste trabalho compreender a música como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil. A pesquisa caracterizou-se com abordagem qualitativa por considerar, o universo das relações sociais nos aspectos dos significados que envolvem as subjetividades, valores, crenças e atitudes. Foi elaborada uma pesquisa de revisão na literatura, com a leitura de livros, artigos periódicos e leis, o que direcionou uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o conteúdo, especificamente tratando a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei nº 11.769 de 2008, entre outras. Além de uma análise dos documentos curriculares como a Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. Trabalhou-se com os aportes teóricos de Nogueira (2003), Brito (2003), Penna (2013, 2018), Barbosa (2011). A metodologia utilizada para a coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário de perguntas com respostas abertas, mediante um roteiro de questões estruturadas sobre o uso da música como recurso didático. Responderam ao questionário 4 professoras da educação infantil, do pré-escolar I e II, de uma escola localizada na cidade de Caiçara-PB. A partir dos dados da pesquisa, percebemos que ainda não é uma prática comum a presença de um profissional capacitado com formação em música para o ensino da arte, especialmente, para atender o componente da música. Logo, as professoras da educação infantil direcionam o uso da música nas suas atividades enquanto um recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem nas suas práticas pedagógicas contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Thayana Priscila Domingos da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRecurso Pedagógicopt_BR
dc.titleA música como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral das crianças da educação infantil de uma escola no município de Caiçara-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Karla Dominique Sousa de LimaTCC - Karla Dominique Sousa de Lima3.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito700.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.