Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Joyce Eduarda Nunes da-
dc.date.accessioned2023-07-11T16:21:23Z-
dc.date.available2023-07-11T16:21:23Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.otherCDD B869-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29638-
dc.descriptionSILVA, Joyce Eduarda Nunes da. A literatura afro-brasileira e seu impacto na formação inicial: reflexões e possíveis caminhos. 2023. 20f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo geral analisar o impacto da literatura afro-brasileira na formação inicial, destacando reflexões e possíveis caminhos para sua abordagem. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos três objetivos específicos: (1) Investigar a presença e representatividade da literatura afro-brasileira nos currículos de formação inicial de professores; (2) Descrever as estratégias de ensino utilizadas para abordar a literatura afro-brasileira na formação inicial; e (3) Analisar o impacto da literatura afro-brasileira na construção da identidade e consciência racial dos futuros professores. A questão de pesquisa norteadora deste estudo é: "Qual é o impacto da literatura afro-brasileira na formação inicial e como essa abordagem contribui para a construção da identidade e consciência racial dos futuros professores?" O tipo de pesquisa utilizado neste artigo é bibliográfico, baseado na análise de diversas fontes teóricas e estudos existentes sobre o tema. A abordagem adotada é qualitativa, buscando compreender e interpretar os fenômenos relacionados à literatura afro brasileira na formação inicial, considerando sua relevância e implicações. Entre os principais autores consultados, destacam-se Silva (2022), Salles (2017), Santos (2019) e Barbosa (2020). Esses estudiosos contribuíram significativamente para o campo da literatura afro-brasileira, fornecendo análises críticas e reflexões sobre a importância da inclusão dessas narrativas na formação inicial de professores. A justificativa deste trabalho está embasada na necessidade de promover uma formação inicial mais inclusiva e diversificada, reconhecendo o papel fundamental da literatura afro-brasileira no processo de conscientização e valorização da cultura negra. Além disso, a pesquisa busca contribuir para a ampliação do repertório de futuros professores, possibilitando a criação de ambientes educacionais mais acolhedores e igualitários. Os principais resultados desta pesquisa indicam que a presença da literatura afro-brasileira nos currículos de formação inicial ainda é limitada, evidenciando a necessidade de maior inserção dessas obras e autores nos programas de estudo. Além disso, verificou-se que estratégias de ensino diversificadas e contextualizadas são fundamentais para explorar todo o potencial da literatura afro brasileira na construção da identidade e consciência racial dos futuros professores. A partir desses resultados, espera-se incentivar a adoção de práticas pedagógicas mais inclusivas e valorizadoras da diversidade étnico-racial.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luandson Luis da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConsciência racialpt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectIdentidade racialpt_BR
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
dc.titleA literatura afro-brasileira e seu impacto na formação inicial: reflexões e possíveis caminhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joyce Eduarda Nunes da SilvaTCC - Joyce Eduarda Nunes da Silva458.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito789.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.