Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29642
Título: Uma proposta didática para o desenvolvimento da conscientização da educação financeira no ambiente escolar
Autor(es): Ferreira, Tamires Vilar Moisinho
Palavras-chave: Educação financeira
Maturidade nas finanças
Metodologia inovadora
Níveis de aprendizagem
Data do documento: 13-Jun-2023
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação na terceira série do ensino médio com o intuito de proporcionar aos alunos entendimento e maturidade sobre a gestão financeira, por meio da aplicação na prática do material publicado pelo ministério da educação “Educação financeira nas escolas: ensino médio bloco 1”, fazendo a análise dos resultados para discutir se os objetivos foram atingidos no período proposto, sendo a meta de uma semana de aulas de matemática, que é composta por quatro aulas. Nesta perspectiva o processo de ensino e aprendizagem sobre educação financeira ressalta sobre caminhos para o alcance de uma melhor qualidade de vida, que esses são: evitar gastos desnecessários com maus hábitos financeiros, pois estes causam endividamento, e se torna o pior aliado para quem deseja alcançar uma boa gestão de finanças. Relacionando a esta temática, o presente trabalho apresenta um estudo sobre a criação da ENEF- Estratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil, que vem com uma proposta de introduzir a educação financeira no ambiente escolar. A metodologia utilizada no seguinte trabalho baseou-se no projeto publicado pelas organizadoras Gerhardt e Silveira (2009), usando as pesquisas qualitativa, quantitativa, aplicada, exploratória, bibliográfica e pesquisa-ação, para construir o método relatado na presente pesquisa. Desta forma apresentamos como resultados dessa pesquisa uma análise individual de cada um dos quatro dias, revisando os níveis dos alunos de participação, argumentação, segurança dos argumentos apresentados nos momentos de debate, analisando também a clareza da metodologia aplicada em cada aula. Conclui-se que mesmo utilizando o material proposto pela ENEF- Estratégia Nacional de Educação Financeira, foi observado que havia a necessidade de didáticas inovadoras, por esse motivo seguindo as orientação de autores, citados ao decorre do projeto, que traziam a ideia que a metodologia deve ser flexível de acordo com o assunto e a turma, foi implementado no projeto novos métodos para alcançar os níveis de aprendizagem. Infere-se também que o projeto contribui para formação do próprio pesquisador.
Descrição: FERREIRA, T. V. M. Uma proposta didática para o desenvolvimento da conscientização da educação financeira no ambiente escolar. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) — Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29642
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tamires Vilar Moisinho FerreiraTCC - Tamires Vilar Moisinho Ferreira507.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito460.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.