Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29643
Título: | Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de licenciatura plena em Matemática |
Autor(es): | Olinto, Felipe Alves Batista |
Palavras-chave: | Licenciatura em Matemática Formação de professores Articulação teórico-prática Estágio Supervisionado |
Data do documento: | 21-Jun-2023 |
Resumo: | Sabendo que a articulação teórico-prática promove a abertura de discussões sobre a realização da docência e, em contrapartida, a desassociação dela limita as teorias a conhecimentos desligados do meio social e as práticas a simples reprodução de técnicas. Tendo embasamento teórico de Pimenta e Lima (2006), Teixeira e Cyrino (2015), Leal (2016), Lins (2005), Albuquerque e Contijo (2013) entre outros. Os autores discorrem que a articulação teórico-prática promove a mobilização das características pertinentes ao “ser professor”, auxiliando na ruptura da prática de imitação de modelos. Levando isso em consideração, foram tomados 53 estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática prestado pela Universidade Estadual da Paraíba em Patos, os quais se encontravam nas condições de estudantes acima do quarto período até egressos do curso. Os dados foram coletados via questionário e as resoluções encontradas passaram por análise qualitativa. A pesquisa contou como resultado que a articulação teórico-prática auxilia a compreensão da atividade docente e sua sistematização, o processo de Estágio Supervisionado fundamentado nas discussões teórico-práticas promove a criação de um ambiente de pesquisa sobre a atividade docente, sendo este processo um desafio de reflexão, criatividade e compromisso com a docência e sua construção. |
Descrição: | OLINTO. F. A. B. Articulação teórico-prática: uma análise das concepções de alunos de um curso de Licenciatura Plena em Matemática. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29643 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Felipe Alves Batista Olinto | TCC - Felipe Alves Batista Olinto | 882.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 734.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.