Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29667
Título: Liberdade sexual e reprodutiva: mudanças no cenário brasileiro com a chegada da pílula anticoncepcional em 1962. 2023
Autor(es): Braz, Hudielly Pontes
Palavras-chave: Pílula anticoncepcional
Contraceptivo
Liberdade Sexual
Liberdade Reprodutiva
Data do documento: 3-Jul-2023
Resumo: Pensando em investigar o processo de liberdade sexual e reprodutiva das mulheres no século XX, o presente trabalho discute o contexto brasileiro, com o objetivo de apresentar a importância da chegada da pílula, em 1962, no Brasil, para, assim, analisar como tal fenômeno possibilita mudanças na relação entre maternidade e sexualidade para as mulheres brasileiras. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para compreender como a pílula chega às mulheres brasileiras, como ela foi difundida pela imprensa e em que aspectos a vida das brasileiras muda com a chegada do medicamento. Como resultado, percebemos que as mulheres se sentiram mais livres quanto à prática sexual sem o risco da gravidez, como também na possibilidade de vivenciar algo além da maternidade com a redução do número de filhos. Por outro lado, além de garantir direitos sexuais e reprodutivos, luta que ainda está em andamento, observamos que o uso da pílula acaba servindo como objeto de controle da natalidade de mulheres pobres e negras no Brasil. Processos que caminharam juntos e que trazem debates atuais por direitos ainda em marcha, vide a luta pela descriminalização do aborto no país.
Descrição: BRAZ, Hudielly Pontes. Liberdade sexual e reprodutiva: mudanças no cenário brasileiro com a chegada da pílula anticoncepcional em 1962. 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29667
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hudielly Pontes BrazTCC - Hudielly Pontes Braz330 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito39.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.