Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29679
Título: A Guarda Nacional Imperial na Parahyba: uma análise histórica e historiográfica
Autor(es): Lima, Erivan Mendonça de
Palavras-chave: Guarda Nacional
Brasil Império
História Política
Data do documento: 5-Jul-2023
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a formação da Guarda Nacional no contexto histórico do Brasil Império, principalmente na manutenção da ordem e na política. Também discorremos na pesquisa a respeito da História Política nos conceitos de velha e nova e relacionando com a história militar, em relação ao Brasil abordaremos o Processo de elevação territorial a Reino de Portugal e Algarves, a chegada da Família Real Portuguesa a nova colônia em decorrência da invasão de Napoleão Bonaparte, e o contexto da criação e atuação da Guarda Nacional na Parahyba oitocentista, analisando como essa instituição militar influenciou no processo de desenvolvimento da província nos aspectos, políticos, econômicos e sociais nos anos de (1831- 1850) Com isso, mostraremos a importância da historiografia desses temas que serão apresentados neste trabalho. Palavras- chaves: Guarda Nacional; História Política; Brasil Império.
Descrição: LIMA, Erivan Mendonça de. A Guarda Nacional Imperial na Parahyba: uma análise histórica e historiográfica. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29679
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Erivan Mendonça de LimaTCC - Erivan Mendonça de Lima333.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito349.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.