Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29685
Título: Geografia politica: fragmentação territorial formação municipal
Autor(es): Silva, Leonardo Victor Moraes
Palavras-chave: Geografia Política
Tacima/PB
Emancipação territorial
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Um munícipio é um território no qual é gerido por relações de poder, com autonomia e total capacidade de imposição dentro do seu espaço. Muito além de um “espaço”, nos municípios os seus habitantes exercem a cidadania. Existem demandas financeiras, administrativas, legislativas e políticas a serem definidas. Dessa forma, o objetivo geral do estudo foi analisar os aspectos referentes a emancipação política e territorial do município de Tacima, Estado da Paraíba, à luz da bibliografia e levantamento documental. Durante a construção do trabalho foram traçadas metas especificas voltadas para a caracterização histórica e geográfica de Tacima, discorrendo sobre a emancipação política e as nuances do município estudado, debatendo sobre a geografia na atualidade política em que Tacima vive, diante de suas condições socioeconômicas, novas relações de poder, e surgimento de novos grupos políticos. Existe um reconhecimento social quanto a emancipação de municípios no Brasil, pois eles desempenham e se responsabilizam pelas normas durante as emancipações, o que foi evidenciado na literatura como um conflito entre os poderes da República. Compreende-se, que a discussão acerca do território municipalista, está em torno do ambiente político que foram estabelecidos, bem como a estrutura ofertada para a comunidade de pessoas que moram, tanto na zona rural, quanto na zona urbana do município.
Descrição: SILVA, Leonardo Victor Moraes. Geografia politica: fragmentação territorial formação municipal. 2023. 55f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29685
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Leonardo Victor Moraes SilvaTCC - Leonardo Victor Moraes Silva2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito680.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.