Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29693
Título: Pandora e Medusa: a desigualdade de gênero e a punição por ser mulher
Autor(es): Santos, Wivianny Rodrigues dos
Palavras-chave: Pandora
Medusa
Mitologia Grega
Desigualdade de gênero
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a figura mitológica de Pandora e Medusa, explorando a questão da desigualdade de gênero e a punição associada às mulheres. Através de uma abordagem interdisciplinar que engloba a mitologia grega, a filosofia e os estudos de gênero, examinaremos as narrativas envolvendo Pandora e Medusa, destacando as mensagens culturais e sociais subjacentes a esses mitos. Pandora, conhecida como a primeira mulher criada pelos deuses, carrega consigo uma maldade feita sob medida para punir os homens, enquanto Medusa é castigada com uma transformação monstruosa por ter despertado o desejo de um deus. Por meio de uma análise crítica, investigaremos como esses mitos perpetuam estereótipos de gênero, reforçam a desigualdade e legitimam a punição de mulheres por sua feminilidade. Além disso, examinaremos como essas narrativas mitológicas são refletidas e perpetuadas na sociedade contemporânea. Por meio dessa pesquisa, espera-se contribuir para um maior entendimento das dinâmicas de gênero presentes nas narrativas mitológicas e suas implicações no contexto social e cultural atual.
Descrição: SANTOS, Wivianny Rodrigues dos. Pandora e Medusa: a desigualdade de gênero e a punição por ser mulher. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29693
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Wivianny Rodrigues dos SantosTCC - Wivianny Rodrigues dos Santos490.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito60.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.