Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29700
Título: Gamificação na matemática: proposta de modelagem no ensino de fração com minecraft
Autor(es): Oliveira, José Nathan Firmino de
Palavras-chave: Ensino da matemática
Frações
Jogos digitais
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: Os jogos fazem parte do nosso cotidiano, existem jogos variados, de competição, adivinhação entre vários outros. Neste trabalho, o interesse está para o jogo digitais, que dá como uma nova ferramenta pedagógica voltada ao ensino da Matemática. O jogo em questão nós da oportunidade de criar ambientes de estudos dentro do próprio jogo para utilização na sala de aula, o instrumento é o jogo Minecraft, e a ideia surge da problemática em relação à necessidade de demostrar novas ferramentas para utilização em diversas áreas com ênfase no ensino da matemática com frações. O objetivo deste trabalho é passar para os alunos uma diferente forma de aprender frações com uso do jogo digital Minecraft. O jogo Minecraft pode ser utilizado em outros conteúdos matemáticos, por ser um jogo que explora a criatividade despertando a curiosidade pelo conhecimento junto ao jogo, trabalhando a concentração e a criatividade do aluno. Com abordagem metodológica baseada em pesquisa teórica e análise conceitual foi adotada para explorar a literatura sobre gamificação no ensino de matemática e frações, bem como analisar o uso do Minecraft como ferramenta educacional, com isso auxiliar também na construção do ambiente virtual. A utilização do jogo Minecraft como ambiente de aprendizado de frações traz benefícios significativos para o desenvolvimento dos alunos em diversos aspectos. Sua facilidade e variedade de ferramentas contribuem para uma aprendizagem mais significativa em temas de matemática. Após os estudos e o desenvolvimento da sala virtual foi identificado que o jogo permite que os alunos visualizem as frações de forma ilustrativa e trabalhem com diversos conteúdos matemáticos, como combinações, medidas de área e perímetro, e representação de figuras geométricas 3D. O mapa específico criado para o estudo das frações, chamado de Ilha de Frações, oferece uma abordagem prática e interativa para o ensino, auxiliando os alunos na compreensão dos conceitos, desenvolvimento de habilidades de cálculo e estímulo ao raciocínio lógico. Essa abordagem torna o aprendizado de matemática mais envolvente e motivador.
Descrição: OLIVEIRA, J. N. F. Gamificação na matemática: proposta de modelagem no ensino de fração com Minecraft. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29700
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Nathan Firmino de OliveiraTCC - José Nathan Firmino de Oliveira1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito346.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.