Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29704
Título: O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino
Autor(es): Brito, Caroline de Oliveira
Palavras-chave: Educação para a Paz
Peacebuilding from Below
Yoga
Paz
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: Neste trabalho busco identificar de que maneira o Yoga, enquanto ferramenta de pacificação do corpo e da mente, pode contribuir para a construção de paz no ambiente escolar, partindo da noção de corpo enquanto território para pensar a relação do cuidado do corpo-território com uma ação mais pacífica do indivíduo na comunidade em que está inserido. A seguir, investigo o conceito de “cuidado de si” enquanto recurso pedagógico para a construção de paz, recorrendo ao pensamento de Foucault trabalhado por Freitas (2009). Além da revisão bibliográfica, utilizo o recurso do relato de experiência e da autoetnografia, por meio dos quais relato minha relação pessoal com o tema proposto, principal influência para a criação do Projeto Yoga para a Paz, desenvolvido ao longo de oito semanas com crianças do 4º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Agostinho Fonseca, localizada no bairro do Cristo Redentor, zona oeste de João Pessoa, Paraíba. Aqui, busco relacionar a vivência do Projeto com a abordagem teórico-prática de Peacebuilding from Below (construção de paz a partir da base), a qual aponta caminhos para a paz a partir da ação de atores não-estatais e com recursos locais (ODA, 2007). Possíveis lacunas identificadas no Projeto serão examinadas a seguir, com o intuito de avaliar a experiência. Em conclusão, apresento projetos similares desenvolvidos no Brasil, para expandir o horizonte de possibilidades da vivência do Yoga no ambiente escolar como ferramenta de transformação social.
Descrição: BRITO, Caroline de Oliveira. O corpo como território para a construção de paz: uma autoetnografia da vivência do yoga com crianças da rede pública de ensino. 2023. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29704
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caroline de Oliveira BritoTCC - CAROLINE DE OLIVEIRA BRITO555.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Autorização de Entrega do TCC Carol Assinado243.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.