Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Daiane Pereira da-
dc.date.accessioned2023-07-18T10:35:43Z-
dc.date.available2023-07-18T10:35:43Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.issnCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29709-
dc.descriptionSilva, Maria Daiane Pereira da. Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas. 2023. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA literatura se constitui um direito universal de todas as pessoas, conforme defende Candido (2011); e com ela, podemos aprender sobre determinadas culturas e períodos. Diante disso, afirmamos que é possível pensar em uma literatura inclusiva, que contemple os sujeitos nos quais se encontram a margem da sociedade no aspecto de inclusão. Nesse sentindo, partiremos de duas indagações básicas nesta pesquisa: existe uma literatura surda? Caso a resposta seja sim, como apresentar essa literatura na sala de aula? Nessa perspectiva, apresentaremos o desenho “Min e as mãozinhas” como possibilidade de prática inclusiva na sala de aula, e, para isso, o presente trabalho terá como objetivo geral perceber a potencialidade da literatura surda como meio de inclusão. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que se baseia nos pressupostos teóricos de Candido (2011), Karnopp (2006), Morgado (2011), Spence (2021), dentre outros autores. A partir das análises que foram realizadas nesta pesquisa, observou-se que o texto literário é capaz de contribuir para a inclusão acontecer na sala de aula e no âmbito social, podendo atuar na formação cidadã do aluno e no seu pensamento crítico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleLiteratura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Daiane Pereira da SilvaPDF - Maria Daiane Pereira da Silva873.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito89.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.