Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29709
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Daiane Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T10:35:43Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T10:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29709 | - |
dc.description | Silva, Maria Daiane Pereira da. Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas. 2023. 37p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura se constitui um direito universal de todas as pessoas, conforme defende Candido (2011); e com ela, podemos aprender sobre determinadas culturas e períodos. Diante disso, afirmamos que é possível pensar em uma literatura inclusiva, que contemple os sujeitos nos quais se encontram a margem da sociedade no aspecto de inclusão. Nesse sentindo, partiremos de duas indagações básicas nesta pesquisa: existe uma literatura surda? Caso a resposta seja sim, como apresentar essa literatura na sala de aula? Nessa perspectiva, apresentaremos o desenho “Min e as mãozinhas” como possibilidade de prática inclusiva na sala de aula, e, para isso, o presente trabalho terá como objetivo geral perceber a potencialidade da literatura surda como meio de inclusão. Portanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que se baseia nos pressupostos teóricos de Candido (2011), Karnopp (2006), Morgado (2011), Spence (2021), dentre outros autores. A partir das análises que foram realizadas nesta pesquisa, observou-se que o texto literário é capaz de contribuir para a inclusão acontecer na sala de aula e no âmbito social, podendo atuar na formação cidadã do aluno e no seu pensamento crítico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.title | Literatura surda e práticas inclusivas: um universo de possibilidades pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Daiane Pereira da Silva | PDF - Maria Daiane Pereira da Silva | 873.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 89.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.