Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29717
Título: A gestão financeira de microempreendedores individuais em Patos-PB
Autor(es): Oliveira, Tarcicleudo Pereira de
Palavras-chave: Gestão Financeira
Pequenos negócios
Microempreendedores Individuais
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: A gestão financeira é de extrema importância para os microempreendedores individuais, pois permite o controle eficiente dos recursos financeiros, a tomada de decisões estratégicas e o alcance do crescimento dos negócios. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a gestão financeira de Microempreendedores Individuais (MEIs) na Cidade de Patos-PB. Através de uma abordagem qualitativa e descritiva, foram analisados dados coletados por meio de questionários aplicados a uma amostra de cem MEIs atuantes na Cidade de Patos-PB. Os resultados revelaram características interessantes do perfil dos MEIs. Embora não se tenha acesso às informações específicas sobre as características demográficas dos entrevistados, foi possível obter uma visão geral dos aspectos empresariais dos participantes. Esses se mostraram engajados em suas atividades, buscando autonomia e sustentabilidade financeira em seus negócios. No que diz respeito às dificuldades enfrentadas na gestão financeira, observou-se que muitos MEIs têm dificuldades em separar as contas pessoais das contas empresariais. A mistura desses gastos compromete o controle financeiro e pode gerar instabilidade nos negócios. O estudo buscou descrever o perfil desses empreendedores, identificar as principais dificuldades enfrentadas na gestão financeira de seus negócios e analisar as ferramentas utilizadas para auxiliar na tomada de decisão gerencial. Quanto às ferramentas utilizadas para a tomada de decisão gerencial, verificou-se que a maioria dos MEIs não faz uso de ferramentas específicas. No entanto, alguns entrevistados mencionaram o uso de aplicativos de celular como auxílio na gestão financeira. Esses aplicativos podem proporcionar maior controle e organização das finanças, facilitando o acompanhamento do fluxo de caixa e o monitoramento das despesas. Conclui-se que a importância de uma gestão financeira eficaz, com a separação adequada das despesas pessoais e empresariais, foi destacada como uma necessidade para melhorar a estabilidade financeira dos MEIs.
Descrição: OLIVEIRA, T. P. A gestão financeira de microempreendedores individuais em Patos-PB. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29717
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tarcicleudo Pereira de OliveiraTCC - Tarcicleudo Pereira de Oliveira792.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito141.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.