Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29719
Título: O terceiro setor e a atuação da organização da ordem DeMolay: uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): Oliveira, Renê Silva de
Palavras-chave: Terceiro Setor
Organizações Não Governamentais - ONGS
Organização Paramaçônica
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: A revisão de literatura discutiu a importância dos Setores da Sociedade (1º Setor Privado; 2º Setor das Empresas Privadas – Mercado; e 3º Organizações Não Governamentais – ONG’s), tendo como foco a organização da Ordem DeMolay: liderança e a integralização dos jovens da Organização Paramaçônica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura, dos Setores da Sociedade amparando a Ordem DeMolay, que se relacionam como um plano de ação social de adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade incompleta, que refruta a relação entre ambas às literaturas. A metodologia utilizada foi à revisão descritiva, que fundamenta a teoria de levantamento, que se adota para tratar o tema e o problema da análise literária. Através da análise das literaturas publicadas em livros, artigos, papers, monografias, dissertações e teses, site online entre outros para roteirizar o contexto da pesquisa, foi traçado um perfil teórico e foi realizada a estruturação conceitual que deu suporte ao desenvolvimento da pesquisa, na qual foi realizada mediante a técnica do conteúdo pesquisado. Os resultados demonstraram que diversos autores encontraram uma correlação entre os Setores da Sociedade com a Ordem DeMolay. A literatura que se encontra associada no trabalho realizado demonstra que estudos desde tipo são importantes já que, as ONG’s que atuam em áreas como serviço social, cultural, resgate da cidadania, trabalhos com jovens e adolescentes, saúde, educação e assistência social, inclusão social ajudando a preencher lacunas deixadas pelo Poder Público, ou seja, o que o setor público não vem fazendo, a Ordem DeMolay vem desentendo uma serie de atividades pelo mundo, no Brasil e nos municípios do Estado da Paraíba, com a inclusão de adolescentes e jovens em programas de ações sociais, dirigidas pela ordem. Conclui-se que a inclusão de pessoas com idade entre 12 e 21 na Ordem DeMolay são de grande importância, como forma de assegurar as setes virtudes da ordem. Houve impasses e limitações, pois esse seria um trabalho de campo. Mas devido à falta de informações do líder da ordem e dos adolescentes e jovens foi inviabilizado. A sugestão que se declara é a realização de mais estudos de alta qualidade metodológica para assegurar a veracidade e aplicabilidade dos resultados encontrados por meio da pesquisa de campo, e que haja uma maior abertura da Ordem DeMolay para a pesquisa, devido duas virtudes contemplarem a - cortesia para com todos; e - limpeza de pensamento e ação.
Descrição: OLIVEIRA, R. S. O Terceiro Setor e a organização da ordem DeMolay: uma revisão narrativa de literatura. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29719
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renê Silva de OliveiraTCC - Renê Silva de Oliveira1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito628.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.