Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29720
Título: Agentes da inclusão: um estudo sobre a atuação dos profissionais de gestão de pessoas no processo de inclusão de pessoas com deficiência
Autor(es): Teles, Jackeline Pereira
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Inclusão
Pessoas com deficiência
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: A inclusão de pessoas com deficiência no meio organizacional é um processo ainda em construção, posto que, apesar de serem evidentes algumas evoluções nesse quadro ao longo do tempo, o mesmo ainda é superficial e se depara com as antigas ideias preconcebidas sobre deficiência. Assim, é necessário que todos os integrantes de uma organização, em especial os profissionais de gestão de pessoas, desenvolvam uma compreensão sobre o tema para ter um resultado efetivo. O objetivo deste estudo é fomentar uma análise acerca do papel desempenhado pelos profissionais da gestão de pessoas no processo de inclusão de indivíduos com deficiência nas organizações. A estratégia metodológica foi formulada a partir de uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se critérios de inclusão, como a seleção de dissertações e artigos acadêmicos publicados entre os anos de 2014 a 2020 e disponibilizados na íntegra nos bancos de dados Scielo, BDTD, Redalyc e LILACS pelo portal da BVS. Como descritores foram utilizados os termos “pessoas com deficiência”, “inclusão”, "gestão" e "empresas". Como critérios de exclusão foram considerados estudos caracterizados como revisão integrativa ou que se encontrassem repetidos em outras plataformas ou na mesma. Foram identificados um total de 18 trabalhos, dos quais 10 foram selecionados para análise de conteúdo e categorização de dados para discussão. Os resultados encontrados revelam que cada empresa apresenta uma realidade e cultura organizacional diferentes, o que vai influenciar o referido processo. Ainda, foram elencados como desafios a este as barreiras atitudinais e físicas do ambiente de trabalho, a educação e qualificação profissional das PcDs, o Benefício de prestação Continuada (BPC), o despreparo de muitas das empresas ao receber esse tipo de colaborador, além da dependência familiar. Assim, é evidenciada a importância do gestor de pessoas apresentar uma capacidade ímpar de comunicação e abertura para adaptações.
Descrição: TELES, J. P. Agentes da Inclusão: um estudo sobre a atuação dos profissionais de gestão de pessoas no processo de inclusão de pessoas com deficiência. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29720
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jackeline Pereira TelesTCC - Jackeline Pereira Teles976.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito209.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.