Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Deyvid Israel da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-19T12:05:47Z-
dc.date.available2023-07-19T12:05:47Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29740-
dc.descriptionALVES, Deyvid Israel da Silva. Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental. 2023. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de produção textual de um livro didático de português (LDP). Para tanto, realizou-se uma análise do eixo de produção textual no LDP “Conexão e Uso” do 7º ano do ensino fundamental, especificamente a proposta de produção textual escrita presente no capítulo um da unidade sete. Justifica-se a elaboração desse trabalho devido a observações feitas na realização de um estágio supervisionado em uma sala de aula de uma escola pública, onde foi constatado o uso recorrente desse recurso didático. A pesquisa encontra-se fundamentado nos estudos dos autores: Bakhtin (1992), BNCC (2018), Koch (2009), Marcuschi (2008), Travaglia (1996), dentre outros. Em termos metodológicos, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com ênfase na análise documental tendo em vista que o instrumento da análise é o LDP. Os resultados encontrados demonstram que as propostas de atividades de produção textual são estruturadas com base nos gêneros textuais. Além disso, essas atividades são divididas em várias etapas, incluindo a exemplificação da proposta, o planejamento do texto, autoavaliação, reescrita e escrita do texto definitivo. Após a análise realizada, foi constatado que o texto é considerado como um processo de construção textual quanto discursiva. Nesse sentido, a proposta didática das atividades de produção textual é baseada na perspectiva dos gêneros textuais, explorando aspectos relacionados à função social, fatores de textualidade, bem como aspectos formais e composicionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLivro didático de portuguêspt_BR
dc.titleProposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deyvid Israel da Silva AlvesPDF - Deyvid Israel da Silva Alves609.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito106.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.