Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29740
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Deyvid Israel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T12:05:47Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T12:05:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29740 | - |
dc.description | ALVES, Deyvid Israel da Silva. Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental. 2023. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar uma proposta de produção textual de um livro didático de português (LDP). Para tanto, realizou-se uma análise do eixo de produção textual no LDP “Conexão e Uso” do 7º ano do ensino fundamental, especificamente a proposta de produção textual escrita presente no capítulo um da unidade sete. Justifica-se a elaboração desse trabalho devido a observações feitas na realização de um estágio supervisionado em uma sala de aula de uma escola pública, onde foi constatado o uso recorrente desse recurso didático. A pesquisa encontra-se fundamentado nos estudos dos autores: Bakhtin (1992), BNCC (2018), Koch (2009), Marcuschi (2008), Travaglia (1996), dentre outros. Em termos metodológicos, tem-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva com ênfase na análise documental tendo em vista que o instrumento da análise é o LDP. Os resultados encontrados demonstram que as propostas de atividades de produção textual são estruturadas com base nos gêneros textuais. Além disso, essas atividades são divididas em várias etapas, incluindo a exemplificação da proposta, o planejamento do texto, autoavaliação, reescrita e escrita do texto definitivo. Após a análise realizada, foi constatado que o texto é considerado como um processo de construção textual quanto discursiva. Nesse sentido, a proposta didática das atividades de produção textual é baseada na perspectiva dos gêneros textuais, explorando aspectos relacionados à função social, fatores de textualidade, bem como aspectos formais e composicionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de português | pt_BR |
dc.title | Proposta de produção textual: uma análise do eixo de produção textual do livro didático de português do sétimo ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Deyvid Israel da Silva Alves | PDF - Deyvid Israel da Silva Alves | 609.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 106.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.