Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Raissa Sandré Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T12:22:01Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T12:22:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 374.012 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744 | - |
dc.description | LIMA, Raissa Sandré Fernandes da. Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As noções de letramento são recentes e traçam o poder transformador da educação para grupos marginalizados. A presente pesquisa tem como problemática as implicações das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa considerando os relatos de empregadas domésticas do município de São Bento – PB. Estabelece-se como objetivo geral: discutir sobre o trabalho doméstico no Brasil e as práticas de letramento em um contexto de desigualdade social e analfabetismo funcional. E como objetivos específicos: conhecer a trajetória do trabalho doméstico e as práticas de letramento no Brasil; analisar de que maneira as práticas de letramento colaboram para se pensar o ensino de língua portuguesa em um país desigual e discutir o papel da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa a partir dos relatos das cinco domésticas de São Bento –PB entrevistadas. O arcabouço teórico contempla a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e autores como Freire (2003), Rojo (2009), Soares (2009). Souza (2009) e Targino et al. (2017). As metodologias utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de entrevistas com cinco empregadas domésticas de São Bento – PB. Através do levantamento bibliográfico e das entrevistas, foi possível visualizar o cenário persistente de abandono escolar e analfabetismo funcional entre parcelas carentes da população brasileira. Almeja-se a melhoria das condições de vida das empregadas domésticas e a oportunizar o acesso, permanência e qualidade no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de mais pesquisas e capacitações voltadas ao letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Bianca Sonale Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Empregadas domésticas | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo funcional | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raissa Sandré Fernandes de Lima | PDF - Raissa Sandré Fernandes de Lima | 444.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 461.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.