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dc.contributor.authorLima, Raissa Sandré Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-07-19T12:22:01Z-
dc.date.available2023-07-19T12:22:01Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.otherCDD 374.012-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29744-
dc.descriptionLIMA, Raissa Sandré Fernandes da. Relatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramento. 2023. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português). Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs noções de letramento são recentes e traçam o poder transformador da educação para grupos marginalizados. A presente pesquisa tem como problemática as implicações das práticas de letramento no ensino de língua portuguesa considerando os relatos de empregadas domésticas do município de São Bento – PB. Estabelece-se como objetivo geral: discutir sobre o trabalho doméstico no Brasil e as práticas de letramento em um contexto de desigualdade social e analfabetismo funcional. E como objetivos específicos: conhecer a trajetória do trabalho doméstico e as práticas de letramento no Brasil; analisar de que maneira as práticas de letramento colaboram para se pensar o ensino de língua portuguesa em um país desigual e discutir o papel da escola no que tange ao ensino de língua portuguesa a partir dos relatos das cinco domésticas de São Bento –PB entrevistadas. O arcabouço teórico contempla a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e autores como Freire (2003), Rojo (2009), Soares (2009). Souza (2009) e Targino et al. (2017). As metodologias utilizadas consistem em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, através de entrevistas com cinco empregadas domésticas de São Bento – PB. Através do levantamento bibliográfico e das entrevistas, foi possível visualizar o cenário persistente de abandono escolar e analfabetismo funcional entre parcelas carentes da população brasileira. Almeja-se a melhoria das condições de vida das empregadas domésticas e a oportunizar o acesso, permanência e qualidade no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de mais pesquisas e capacitações voltadas ao letramento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Me. Bianca Sonale Fonseca da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEmpregadas domésticaspt_BR
dc.subjectAnalfabetismo funcionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleRelatos de empregadas domésticas de São Bento PB: reflexões sobre práticas de letramentopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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