Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Tiago Brito-
dc.date.accessioned2023-07-19T17:29:03Z-
dc.date.available2023-07-19T17:29:03Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29756-
dc.descriptionSANTOS, M. T. B. Uma abordagem prática no ensino de matemática com ênfase no livro o homem que calculava. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO romance intitulado "O Homem que Calculava", escrito por Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, conta a história de uma viagem realizada pelo protagonista, Beremiz Samir. Beremiz nasceu na Pérsia e se tornou um prodígio da matemática. Ao longo da viagem descrita no livro, o personagem busca soluções práticas para problemas matemáticos. Assim, mesmo mantendo uma atmosfera de aventura e romance, a obra possui uma dimensão pedagógica, ensinando matemática por meio da ficção. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é obter um diagnóstico dos conhecimentos matemáticos e do raciocínio lógico, utilizando alguns quebra-cabeças retirados do livro "O Homem que Calculava". Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, na qual foram apresentados três problemas matemáticos aos alunos de uma Escola Pública Estadual em Pernambuco. A aplicação ocorreu de forma individualizada para a turma da 1ª série do Ensino Médio e em duplas para as turmas da 2ª e 3ª séries. Como resultados, constata-se que, apesar do considerável interesse dos alunos pelos conteúdos trabalhados de forma interdisciplinar, as dificuldades em estabelecer correlações no ensino de matemática são evidentes. Isso demonstra a necessidade de rever a estruturação dos currículos e as propostas de intervenção no âmbito da matemática, buscando aproximar diferentes áreas do conhecimento, incluindo a literatura, cuja abordagem contribui para a compreensão do mundo e a apreensão da subjetividade dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Jean Pereira Soarespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectLiteratura Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleUma abordagem prática no ensino de matemática com ênfase no livro o homem que calculavapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Marcelo Tiago Brito SantosTCC - Marcelo Tiago Brito Santos813.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito492.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.