Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29758
Título: Estudo comparativo entre bancos de dados relacionais e NoSQL: MYSQL x CouchDB x MongoDB
Autor(es): Moreira, Jaziel Silva
Palavras-chave: Desempenho de banco de dados
Banco de dados relacionais
Banco de dados NoSQL
Data do documento: 12-Jul-2016
Resumo: Com o grande aumento do volume de dados existente, tornou-se necessário o desenvolvimento de alternativas de gerenciamento de dados, que possam suprir o aumento da demanda de desempenho e disponibilidade. Assim sendo, várias alternativas foram desenvolvidas em contraposição ao renomado modelo relacional. Essa nova categoria de bancos de dados ficou conhecida como NoSQL. Nesse sentido, este trabalho justifica-se pela necessidade de se apresentar as características desses sistemas e enfatizar as diferenças com o modelo relacional. A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais e NoSQL, realizando uma comparação de performance entre o MySQL, CouchDB e o MongoDB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma análise quantitativa, tendo em vista que procura analisar o desempenho dos sistemas. Para a realização desta pesquisa foi adotado como procedimento técnico o estudo de caso, com a realização de simulações de operações de escrita e consulta, obtendo assim, dados relacionados especificamente a performance de cada SGBD. Deste modo, ao término deste trabalho foi percebida grande diferença entre os resultados obtidos pelos três softwares analisados, sendo o MongoDB o que apresentou melhor desempenho, seguido do CouchDB, e, por fim, o MySQL. Além disso, foi possível analisar como esses softwares trabalham de forma distribuída, e como reagem a falhas de conexão. Portanto, esta pesquisa contribuiu para melhor compreensão dessa nova categoria de bancos de dados, bem como seu funcionamento, mesmo os testes ocorrendo em um ambiente não distribuído.
Descrição: MOREIRA, J. S. Estudo comparativo entre bancos de dados relacionais e nosql: mysql x couchdb x mongodb. 2016. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29758
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaziel Silva MoreiraTCC - Jaziel Silva Moreira1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito188.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.