Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29761
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Valéria Lílian de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T17:36:39Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T17:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-30 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29761 | - |
dc.description | BATISTA, V. L. M. A importância da experimentação nas aulas de química no ensino médio na cidade de são josé do sabugi - PB. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de ensino e aprendizagem de Química apresenta grande dificuldade tanto para alunos na assimilação dos conteúdos quanto para professores na parte de elaboração de aulas com metodologias diversificadas. A falta de laboratórios, as poucas aulas destinadas para disciplina e a não compreensão da importância da Química no dia a dia são os grandes desafios encontrados nas escolas, principalmente, as de ensino público. O trabalho cuja temática é a importância da experimentação nas aulas de Química e tem por objetivo central conhecer a importância que os alunos dão as aulas de Química, qual o motivo do desinteresse, saber das dificuldades encontradas por parte dos professores e posteriormente ir encontrando maneiras de resolver este problema. A metodologia teve como abordagens quanti-qualitativa, com a utilização de coleta de dados com fonte secundária a pesquisa bibliográfica, e sendo constituído como fonte primária o levantamento de dados coletados que se deu através da aplicação de questionários para os alunos do 2o ano do ensino médio e com o professor da disciplina de Química e a participação dos alunos em uma aula com experimento de baixo custo e de grande associação com o cotidiano da E.E.E.F.M. Olavo Bilac situada na cidade de São José do Sabugi no sertão do Estado da Paraíba. Os resultados foram bastante expressivos mostrando que o interesse dos alunos aumentava quando colocados conteúdos em prática e quando se associava aos fatos ocorridos no dia a dia de cada um. É importante ressaltar que o papel das aulas práticas é aliar a teoria à realidade, sendo fundamental para que o processo de ensino e aprendizagem se torne mais eficaz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação química | pt_BR |
dc.subject | São José do Sabugi – PB | pt_BR |
dc.title | A importância da experimentação nas aulas de química no ensino médio na cidade de São José do Sabugi - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 82 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Valéria Lílian de Medeiros Batista | TCC - Valéria Lílian de Medeiros Batista | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 187.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.