Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Thais Calixto Felipe de-
dc.date.accessioned2023-07-19T20:38:35Z-
dc.date.available2023-07-19T20:38:35Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.otherCDD 808-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29765-
dc.descriptionSOUSA, T. C. F. Por uma articulação entre literatura e outras ciências a partir das diretrizes curriculares. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que a literatura é uma área produtora de conhecimentos singulares e necessários à sala de aula, pesquisa-se sobre de que modo a literatura afirma sua produção de saberes quando articulada com a ciência e objetiva identificar quais benefícios esta articulação promove ao ensino básico. Para tanto, o trabalho é composto pela discussão da construção de conhecimentos por meio da literatura, assim como discorre a respeito da literatura nos documentos de orientação ao ensino, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Apresenta como a articulação entre literatura e ciência pode contribuir para o cenário do ensino básico atual e posteriormente, analisa a obra “O alienista”, de Machado de Assis. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Wellek e Warren (2003), Fontes (2019), Santos (2021), Sawada, Araújo-Jorge e Ferreira (2017), entre outros autores. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, enquanto aos procedimentos técnicos classifica-se como bibliográfica e documental. Conclui-se que a literatura produz conhecimentos interdisciplinares que dialogam com diversas temáticas e perspectivas a respeito da sociedade, ampliando o entendimento a respeito do lugar do indivíduo sobre si e em relação aos demais, contribuindo com ampliação e identificação de uma leitura pelo viés crítico de situações que podem ser decisivas para o ensino e, portanto, se coloca como necessária para uma formação escolar efetiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Luciano Barbosa Justino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePor uma articulação entre literatura e outras ciências a partir das diretrizes curricularespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - THAIS CALIXTO FELIPE DE SOUSA.pdfPDF - THAIS CALIXTO FELIPE DE SOUSA674.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.