Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29780
Título: Desordens plaquetárias durante o tratamento antineoplásico
Autor(es): Lima Neto, Jesse Salvador de
Palavras-chave: Oncologia
Quimioterapia antineoplásica
Plaquetograma
Data do documento: 20-Jun-2023
Resumo: O termo câncer refere-se a um conjunto de doenças que compartilham entre si a característica de apresentar um crescimento desordenado de células, que podem se multiplicar rapidamente do mesmo modo que também podem se espalhar para outros tecidos tendo a capacidade de os invadir. Dentre as modalidades terapêuticas a quimioterapia é a mais utilizada, afetando tanto as células malignas como as saudáveis, produzindo efeitos colaterais. A toxicidade hematológica pode ser ressaltada como uma das consequências mais críticas da quimioterapia. Diante do exposto, o objetivo do estudo é identificar a variação média do número de plaquetas por microlitro de sangue, em pacientes com câncer submetidas a tratamento oncológico, e descrever o comportamento das plaquetas. Com relação a metodologia este é um estudo epidemiológico de coorte observacional, descritivo, retrospectivo cuja amostra corresponde a 170 pacientes submetidas a tratamento contra o câncer no ano de 2019. Os resultados evidenciaram alteração nos valores da variação media das plaquetas, onde foi possível observar que 17,64% com quadro de plaquetopenia 22,35% com quadro de plaquetocitose. Dessa maneira, é perceptível que o tratamento antineoplásico acarreta mielossupressão, podendo causar tanto trombocitopenia como trombocitose, que são fatores importantes na avaliação, prescrição terapêutica seqüenciada, evolução e prognóstico do paciente, visto que pode causar interrupção do tratamento. Esses quadros devem ser acompanhados com o objetivo de diminuir os riscos e garantir um melhor prognóstico.
Descrição: LIMA NETO, Jessé Salvador de. Desordens plaquetárias durante o tratamento antineoplásico. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29780
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito199.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- Jessé Salvador de Lima Neto.pdfTCC - Jesse Salvador de Lima Neto1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.