Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Heloise Paulino Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-20T12:44:32Z | - |
dc.date.available | 2023-07-20T12:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 028.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29790 | - |
dc.description | Silva, Heloise Paulino Dantas. O ensino de literatura através do método recepcional: uma proposta para o ensino médio a partir de Capitães de areia, Jorge Amado. 2023. 27f. Trabalho de conclusão de curso(Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura desempenha um papel importante no desenvolvimento cultural e intelectual dos sujeitos. Porém, o ensino tradicional da literatura muitas vezes não consegue envolver os alunos de forma significativa. Diante deste problema, surge a abordagem do Método Recepcional, baseado na Estética da Recepção, como uma alternativa promissora para auxiliar e tornar o ensino da literatura mais envolvente e participativo. Acredita-se nesse sentido, que a adoção do Método Recepcional pode proporcionar experiências significativas de leitura e interpretação textual, estimulando o interesse dos alunos pelas obras literárias. Dessa forma, objetivamos, nesta pesquisa, investigar como a aplicação do Método Recepcional no ensino de literatura pode influenciar efetivamente na promoção de uma leitura mais participativa e prazerosa para os educandos, tendo como ponto de partida a experiência da autora desta pesquisa com os livros paradidáticos, bem como as obtidas durante seu percurso de formação no curso de graduação. Assim, nossa pesquisa de cunho bibliográfico, analítico e descritivo, discutiremos os princípios teóricos da Estética da Recepção e do Método Recepcional a partir das contribuições teóricas de Jauss (1994), Nakagome (2014), Souza (2012), Soares (1999), Ziberman (1998) entre outros autores que discutem os princípios do letramento literário e sua importância. Apresentaremos também uma proposta de trabalho baseada nesta abordagem, utilizando para tanto, a obra Capitães de Areia de Jorge Amado (1973), considerando o engajamento dos alunos, a compreensão da obra e o desenvolvimento das habilidades e competências de leitura e interpretação. Através da análise dos princípios teóricos, da aplicação da proposta de trabalho e da avaliação dos resultados, espera-se identificar os benefícios e desafios desta metodologia, bem como suas possíveis adaptações e potencialidades. Considera-se que esse método de ensino de literatura oferece uma abordagem inovadora e promissora para tornar a leitura mais participativa e dialógica, compreendendo que através do estudo dos princípios teóricos, da aplicação da proposta de trabalho e da avaliação dos resultados, é possível contribuir efetivamente para a renovação do ensino da literatura, tornando-o mais atrativo, participativo e significativo para os estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Me. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Método recepcional | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Participação ativa | pt_BR |
dc.title | O ensino de literatura através do método recepcional: uma proposta para o ensino médio a partir de Capitães de Areia, Jorge Amado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Heloise Paulino Dantas Silva | PDF - Heloise Paulino Dantas Silva | 420.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 200.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.