Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29792
Título: Benefícios do treino de potência em idosos: uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Joel Pereira do Valle
Palavras-chave: Envelhecimento
Força muscular
Treino de potência
Capacidades funcionais
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: A continuidade no desenvolvimento da força muscular é um fator que pode influenciar na forma como as diferentes atividades da vida diária podem ser realizadas no envelhecimento, assim, trazer o treinamento de potência muscular para o público idoso pode e, deve ser considerada para trabalhar aspectos relacionados a resistência, velocidade e aptidão física, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do idoso. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral: buscar quais os benefícios do treino de potência para idosos. Os objetivos específicos são: verificar quais são os melhores exercícios para o fortalecimento dos ossos; analisar quais são os exercícios que contribuem na prevenção no risco de quedas em idosos; e enfatizar a importância do treino de potência realizado com frequência para a manutenção da saúde e da qualidade de vida do idoso. Se trata de uma revisão narrativa sistemática tomando de cunho descritivo, onde foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed e Google Scholar para identificar estudos relacionados ao treino de potência para idosos, no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2022. A análise dos artigos molda um arcabouço teórico onde o treinamento de potência é extremamente benéfico para a melhoria da capacidade funcional dos idosos, ativando os mecanismos de rápida ação muscular, deixando-os preparados e influencia diretamente na redução de quedas e de outros eventos adversos da vida longeva.
Descrição: SILVA, Joel Pereira do Valle. Benefícios do treino de potência para idosos: uma revisão sistemática. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29792
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joel Pereira do Valle Silva.pdfTCC - Joel Pereira do Valle Silva567.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfPDF - Termo de Depósito215.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.