Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29810
Título: Os metaplasmos subtrativos em regionalismos nos memes do bode gaiato
Autor(es): Farias, Edjane Maria Cariri Leite de
Palavras-chave: Metaplasmos
Regionalismo
Meme - redes sociais
Variação linguística
Data do documento: 20-Jul-2023
Resumo: A rápida transformação nos meios de comunicação e o avanço tecnológico, aceleraram algumas mudanças na forma de escrever na internet. Isso trouxe à tona realidades da língua que antes eram desconhecidas por todos os estados brasileiros. A diversidade linguística regional é identificada como um ponto interessante aos estudos linguísticos, e nos convoca atenção à variedade típica da região Nordeste. A pesquisa tem como objetivo, analisar a ocorrência das mudanças fonológicas dos regionalismos, em particular, os metaplasmos por subtração nos memes do Bode Gaiato. Baseamos nossos estudos nos postulados de Coutinho (1976), Botelho e Leite (2005), Martelotta (2009), Souza e Lima (2019), Costa (1996), entre outros autores relevantes para a temática. O trabalho aborda um breve histórico da Língua e da Sociolinguística; a disseminação dos regionalismos através dos meios de comunicação digitais; o potencial do ciberespaço para descentralizar culturas e disseminar questões regionais e os metaplasmos. Sendo assim, ao analisar quatro imagens do perfil do Bode gaiato nas redes sociais, destacando a variação linguística do regionalismo nordestino, foram identificados diferentes tipos de metaplasmos por subtração, como Apócope, Síncope, Haplologia e Aférese, presentes nas palavras utilizadas nos memes. Essas alterações linguísticas são características da fala coloquial nordestina e contribuem para o humor presente nos memes do Bode Gaiato, criando um efeito cômico através da simplificação das palavras.
Descrição: FARIAS, E. M. C. L. Os metaplasmos subtrativos em regionalismos nos memes do bode gaiato. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29810
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edjane Maria Cariri Leite de Farias.pdfPDF - Edjane Maria Cariri Leite de Farias964.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito246.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.