Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29821
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Cristiane de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-21T10:13:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-21T10:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29821 | - |
dc.description | MOREIRA, Cristiane de Freitas. O ensino da leitura a partir da ludicidade: narrativas de uma pibidiana. 2023. 30p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal refletir acerca da formação de leitores através da ludicidade, bem como analisar a importância do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e como tal programa pode contribuir para a formação docente. A pesquisa de abordagem qualitativa, fundamenta-se nos pressupostos de Bogdan e Biklen (1982). Quanto ao método, aportamo-nos nas narrativas (auto)biografáficas, a partir do que apontam Passegi (2011) e Larrosa (2002). Portanto, esta pesquisa está centrada na narrativa de experiências vivenciadas por uma estudante bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras/Português da Universidade Estadual da Paraíba. Para uma análise sólida, este estudo traz como referencial teórico, considerações sobre a formação leitora na escola, apontando como proposta o ensino lúdico. Tendo como arcabouço, os estudos de Solé (1998); Lajolo (2000); Brasil (2010); entre outros. Assim, observou-se que a ludicidade corrobora de uma maneira significativa para o aprendizado de leitura dos alunos do 6 ano do ensino fundamental, uma vez que os leva a aprender de forma atrativa. Destaca-se ainda, a importância das experiências vividas e narradas para a (auto)formação docente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª. Ma. Bianca Sonale Fonseca da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação leitora | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | O ensino da leitura a partir da ludicidade: narrativas de uma pibidiana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cristiane de Freitas Moreira | PDF - Cristiane de Freitas Moreira | 468.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 80.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.