Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29827
Título: Acordo Mercosul-União Europeia: vantagens e desvantagens
Autor(es): Pessoa, Laura Bezerra de Paula
Palavras-chave: Comércio internacional
Mercosul
União Europeia
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O Acordo Comercial entre União Europeia e Mercosul prevê a concretização de uma das mais extensas áreas de livre comércio, trazendo consigo efeitos significativos para a dinâmica da economia dos Estados partes do Mercosul. No caso do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores estima que os ganhos de exportações brasileiras para a União Europeia alcancem a margem de US$100 bilhões de dólares em até 15 anos após a ratificação do acordo. No entanto, vale a pena ressaltar que o acordo está com a sua ratificação pendente, em razão de entraves nas negociações entre as partes. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho é compreender os efeitos comerciais da celebração do acordo para o Brasil, partindo da compreensão do regionalismo e implicações dos Acordos Preferenciais de Comércio (APCs), e por fim, as negociações do acordo. Para isso, o trabalho adotou o método qualitativo explicativo, bem como fez o uso de procedimentos técnicos bibliográficos e documentais. Os resultados do estudo indicam que a celebração do Acordo Comercial, concluído em junho de 2019, representa vantagens e desvantagens para a economia brasileira, no que tange respectivamente ao aumento do comércio bilateral com a União Europeia e o desincentivo à industrialização do país. Ao fim, conclui-se a importância de que o Mercosul e a União Europeia negociem novas concessões, tendo em vista ganhos mais simétricos para os países em desenvolvimento como Brasil.
Descrição: PESSOA, Laura Bezerra de Paula. Acordo Mercosul-União Europeia: vantagens e desvantagens. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29827
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laura Bezerra de Paula Pessoa1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito151.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.