Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29829
Título: Os efeitos dos jogos cooperativos na EJA como ferramenta de lazer e socialização: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Leite, Luciana Ferreira Cavalcanti
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Educação Física escolar
Jogos cooperativos
Data do documento: 29-Jun-2023
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma tarefa desafiadora para o professor de Educação Física, uma vez que essa disciplina não é obrigatória para essa modalidade de ensino. Motivar e incentivar os alunos para participar das aulas de Educação Física é a meta a ser alcançada por todo professor que se deparar com uma sala de aula de EJA. Partindo da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado III, do curso de graduação em Licenciatura em Educação Física, no qual foi percebido a pouca interação e motivação dos alunos durante as aulas Educação Física, surgiu o seguinte questionamento: Quais práticas poderiam motivar a interação dos alunos, que proporcionasse inclusão e que fosse possível trabalhar as questões referentes ao respeito, socialização, interação e que ainda levassem um momento de prazer para os discentes? Após algumas pesquisas sobre ferramentas que auxiliassem na construção dos elementos citados, observa-se que os Jogos Cooperativos (JC) são instrumentos que podem ser utilizados para obtenção desses resultados nas aulas da EJA. Dessa maneira, o objetivo desse estudo está em constatar quais os efeitos dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física (EF) para formação do indivíduo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, composta por 05 artigos, entre os anos de 2018-2022. Verificou-se que os Jogos Cooperativos proporcionam inclusão, socialização, interação e reflexão dos alunos da EJA, além de propiciar prazer e divertimento durante a realização das atividades, sendo uma ferramenta pedagógica importantíssima a ser utilizada pelo professor.
Descrição: LEITE, Luciana Ferreira Cavalcanti. Os efeitos dos jogos cooperativos na EJA como ferramenta de lazer e socialização: uma revisão bibliográfica. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29829
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luciana Ferreira Cavalcanti Leite.pdfTCC - Luciana Ferreira Cavalcanti Leite458.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.