Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29845
Título: A importância do ensino da filosofia para crianças e adolescentes
Autor(es): Santos, Valdete da Silva
Palavras-chave: Ensino de filosofia
Educação
Filosofia
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma reflexão sobre a importância do ensino de Filosofia para crianças e adolescentes, mostrando como ela é fundamental para o desenvolvimento de sujeitos conscientes, reflexivos, críticos e autônomos. Parte-se do pressuposto de que o contato desde cedo com a Filosofia e a prática de uma atitude filosófica, ajudará os discentes a entenderem que suas vozes não são válidas apenas para o seu próprio pensamento, mas que eles têm em si a capacidade de transformar a realidade através de um olhar crítico e questionador. Sendo assim, o ensino de Filosofia pode ser feito de diversas maneiras, porém, destaca-se a importância e a eficácia do diálogo, o qual oferece uma alternativa ao método de ensino tradicional que é baseado na exposição de conteúdos, configurando-se como uma atividade solitária. O método dialógico é realizado através da interação entre o educador e o educando, ambos participando ativamente da construção do conhecimento. Por isso, quanto mais cedo a criança entrar em contato com a prática da Filosofia, mais benefícios ela terá no desenvolvimento do seu pensamento, ocasionando também um melhor desempenho em outras disciplinas do currículo. Portanto, destaca-se a necessidade da inserção da Filosofia no ensino fundamental, visto que ela oferecerá aos pequenos uma outra forma de encontrar respostas para questões que se apresentavam com respostas prontas. Além disso, a Filosofia desenvolverá nos estudantes a habilidade de especular, de criar e defender hipóteses através de conversas filosóficas. Entretanto, esses benefícios não ocorrem apenas em crianças, na adolescência o ensino de Filosofia, através de um método dialógico, também trará grandes contribuições, visto que a grande dificuldade do educador é justamente a construção desse diálogo com esse público. Diante disso, pretende-se defender a importância do ensino de Filosofia desde o ensino básico, pois desenvolver o pensamento filosófico requer paciência, tempo e método. Por isso, devemos apostar e investir em uma Filosofia viva e produtiva que realmente ajude as crianças e os adolescentes a alcançarem seus objetivos, desenvolvendo suas autonomias intelectuais, mentes críticas, reflexivas e cidadãos conscientes da importância dos valores.
Descrição: SANTOS, V. S. A importância do ensino da filosofia para crianças e adolescentes. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29846
Aparece nas coleções:31 - TCC
31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VALDETE.pdfPDF - VALDETE DA SILVA SANTOS585.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTermo de Deposito251.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.