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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Maria Clara Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-23T22:26:51Z | - |
dc.date.available | 2023-07-23T22:26:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29853 | - |
dc.description | FARIAS, M. C. F. O estudo do latim favorecendo um entendimento mais elaborado da nossa língua: os radicais e suas alomorfias na formação do léxico português. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudar uma língua sem considerar a sua evolução histórica pode levar uma pesquisa científica na área dos estudos da linguagem a abordar o fato linguístico de maneira limitada. O fenômeno da mudança linguística fez com que o latim passasse, ao longo dos séculos, por mutações graduais, a ponto de originar diferentes e novas línguas, a exemplo do português. O desconhecimento da história da nossa língua, fruto do advento da Linguística moderna e dos estudos sincrônicos da linguagem no âmbito universitário em detrimento dos estudos diacrônicos, pode ser uma das causas da insuficiência da formação dos professores de língua materna. Neste trabalho, objetivou-se evidenciar a presença do latim na língua portuguesa através de uma análise a étimos latinos de origem clássica e vulgar, e de algumas alomorfias, ligadas a transformações fonéticas, ocorridas em seus radicais, fenômeno responsável pela formação e expansão de grande parte do léxico português. Os estudos históricos e o ensino da língua latina mostraram-se pertinentes para a formação do professor de Letras - Português, para o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa em todos os níveis de escolaridade e também como importantes aliados da Sociolinguística na explicação de fenômenos linguísticos e no combate ao preconceito sofrido pelas variantes não-padrão do português brasileiro. Para tanto, fez-se necessário voltar à história do século XX, e fim do século XIX, para compreender o percurso, o declínio e a tentativa de retomada e valorização da disciplina de língua latina nos currículos escolares obrigatórios e nos cursos superiores brasileiros; bem como entender o processo de mudança linguística que resultou nas transformações observadas nos alomorfes latinos. Como referências teóricas, utilizou-se as contribuições de Viaro (2013), Heckler (1994), Bagno (2006), Ilari e Basso (2012), Martelotta (2011), entre outros autores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Rinaldo José de Andrade Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Latim | pt_BR |
dc.subject | Estudos históricos da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Alomorfia | pt_BR |
dc.subject | Léxico português | pt_BR |
dc.title | O estudo do latim favorecendo um entendimento mais elaborado da nossa língua: os radicais e suas alomorfias na formação do léxico português | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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