Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Paula Karolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-23T22:55:13Z | - |
dc.date.available | 2023-07-23T22:55:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29856 | - |
dc.description | Bezerra, P. K. S. A ausência de racismo linguístico em livros didáticos do 8º e 9º anos de duas escolas de Queimadas/PB. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa objetiva abordar os indígenas e negros como sujeitos que assumem a língua – o português brasileiro – tornando-se produtor de discursos, manifestando sua identidade cultural. Pretendemos, aqui, tratar da relação do negro e “índio” com a linguagem e sua memória, relacionando-o ao contexto de ensino e formação em língua portuguesa. Para isso, tomamos como corpus livros didáticos do 8º e 9º anos adotados em duas escolas públicas da cidade de Queimadas/PB para investigar como se dá a abordagem do racismo linguístico nos livros. A pesquisa, constituída por método bibliográfico, exploratório e descritivo, por meio de livros, capítulos de livro, problematiza o português brasileiro em sua diversidade de usos e formas, a partir de uma abordagem histórico-comparativa. Como aparato teórico, fundamentamos nossa discussão em Nascimento (2019); Bagno (2006); Alonso(2009); Guimarães (2009). Os resultados do estudo demonstram que a negação e o desconhecimento das tradições indígenas e africanas na formação e consolidação do português brasileiro aponta para um quadro científico que sustenta a mesma hipótese racista, principalmente quando se considera uma linha diacrônica de apreciação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Soares da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Racismo linguístico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | A ausência de racismo linguístico em livros didáticos do 8º e 9º anos de duas escolas de Queimadas/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Paula Karolina da Silva Bezerra.pdf | TCC - Paula Karolina da Silva Bezerra.pdf | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito.pdf | 189.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.