Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29862
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Natália Jaillany Macêdo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-23T23:39:52Z | - |
dc.date.available | 2023-07-23T23:39:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29862 | - |
dc.description | ASSIS, N. J. M. A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Residência Pedagógica compõe a Política Nacional de Formação de Professores, com o objetivo de aprimorar a formação dos discentes de licenciatura, de modo que estes vivenciem o cotidiano na educação básica nas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é relatar as contribuições da Residência Pedagógica para a formação de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Além disso, buscamos analisar os impactos e limitações do ensino remoto emergencial; descrever e analisar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica na realidade da escola pública em um contexto pandêmico e refletir acerca da formação docente no campo da alfabetização e do letramento. Para a fundamentação teórica, contamos com as contribuições de alguns autores como: Soares (2004, 2021), Ferreiro e Teberosky (1991), Freire (2020, 2021), Morais e Albuquerque (2010), Saviani (2020), Mortatti (2006, 2010), Tfouni (2010), Piletti (2004), Libâneo (1990), Nóvoa (2003), Soares e Batista (2005), entre outros. A Residência Pedagógica evidencia que a prática contribui de forma singular para nossa formação. Principalmente perante a situação remota a qual vivenciamos, que exigiu de nós um comprometimento maior, considerando as limitações próprias da modalidade remota. Como futuros docentes, devemos aliar teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o crescimento pessoal e profissional que acontecerá na vida dos envolvidos neste percurso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.title | A residência pedagógica e a formação de professores: uma experiência no campo da alfabetização e do letramento | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Natália Jaillany Macêdo de Assis.docx.pdf | TCC - Natália Jaillany Macêdo de Assis | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.