Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29868
Título: Identificação de pauta fiscal para produtos de madeira utilizando expressões regulares
Autor(es): Dantas, Kennedy Johnson de Sousa
Palavras-chave: Ciência de dados
Expressões regulares
Pauta fiscal
Data do documento: 3-Jul-2023
Resumo: As Secretarias de Estado da Fazenda (SEFAZ) controlam a maior parte dos tributos estaduais do Brasil. Na Paraíba, a SEFAZ enfrenta diversos desafios na cobrança de notas fiscais para arrecadar tributos estaduais, destacando-se, o grande volume de dados a serem classificados manualmente, foco deste trabalho. O artigo discute a criação e produção de um classificador, através do NUTES em parceria com a SEFAZ-PB, que utiliza ciência de dados e expressões regulares para analisar as declarações de produtos e identificar sua pauta fiscal. Nesse contexto, o atual trabalho aplica-se após a utilização de um primeiro classificador, que determina a categoria do produto, de forma que, o sistema ao qual se refere este projeto diz respeito a uma segunda etapa de classificação, quando é definida a pauta fiscal do produto. Sendo assim, o objetivo deste documento é demonstrar o processo de automatização, por meio de um classificador, das cobranças fiscais dos itens de madeira comercializados na Paraíba. Esse processo de classificação foi feito apesar de descrições informais realizadas por contribuintes do estado, de forma a solucionar os problemas enfrentados na arrecadação de impostos pelos auditores fiscais da SEFAZ da Paraíba. Com isso, concluiu-se que o classificador apresentou uma acurácia de cerca de 98%, sendo capaz de classificar corretamente a grande maioria das descrições analisadas. O projeto citado já está em uso na Secretaria da Fazenda da Paraíba e culminou em uma redução da carga de trabalho dos auditores fiscais do estado.
Descrição: DANTAS, Kennedy Johnson de Sousa. Identificação de pauta fiscal para produtos de madeira utilizando expressões regulares. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29868
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kennedy Johnson de Sousa Dantas.pdfTCC - Kennedy Johnson de Sousa Dantas728.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito226.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.