Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29870
Título: Plantas medicinais usadas no tratamento das infecções urinárias: uma revisão integrativa
Autor(es): Alves, Kessya Maryane Abrantes
Palavras-chave: Infecções do trato urinário
Antibióticos
Práticas integrativas e complementares
Fitoterapia
Data do documento: 26-Jun-2023
Resumo: As infecções do trato urinário ITUs são comuns em todo o mundo. A estimativa é que 90% dos casos de ITUs, sejam causadas por bactérias Gram-negativas sendo Escherichia coli a mais relatada. Com a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos, os microrganismos desenvolvem formas de resistência, que impacta na cura do paciente, aumentando os custos de tratamento com antibióticos. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão de literatura para conhecer as plantas medicinais que podem ser utilizadas como terapia integrativa e complementar ao tratamento da infecções urinárias. A metodologia desse estudo compreendeu uma pesquisa bibliográfica, as buscas dos artigos foram feitas por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, SciELO, BVS e Google Acadêmico. A busca dos artigos compreendeu o período de 2014 a 2022, de 32 artigos pesquisados, aplicando os critérios de inclusão e exclusão foram utilizados no estudo 23 trabalhos acadêmicos e três manuais de plantas medicinais. Foram identificadas dezesseis plantas medicinais em nosso estudo com ação contra a ITU. Nesse estudo a Cranberry foi a planta mais citada, ela foi abordada em oito artigos estudados. Mesmo sabendo os benefícios das plantas medicinais ainda existe a necessidade de mais estudos de segurança, eficácia e interação medicamentosa de drogas vegetais, de forma a promover a utilização adequada e a padronização do uso de plantas. É necessário um protocolo terapêutico envolvendo plantas para minimizar a medicalização hospitalar de pacientes com resistência bacteriana.
Descrição: ALVES, Kessya Maryane Abrantes. Plantas medicinais usadas no tratamento das infecções urinárias: uma revisão integrativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29870
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito139.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Kessya Maryane Abrantes Alves.pdfTCC- Kessya Maryane Abrantes Alves1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.