Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29883
Título: Treino locomotor com suporte de peso corporal em indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão integrativa
Autor(es): Barbosa, Ana Paula de Souza
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Reabilitação
Treinamento locomotor
Data do documento: 28-Jun-2023
Resumo: Introdução: A paralisia cerebral descreve um grupo de desordens permanentes no desenvolvimento motor e postural que são resultado de lesões estáticas que ocorrem durante o desenvolvimento cerebral fetal ou infantil, podendo acarretar limitações nas características funcionais do indivíduo. Melhorar a função da marcha é um dos principais objetivos do tratamento fisioterapêutico nessas crianças. O treinamento com suporte de peso vem sendo cada vez mais utilizado em crianças e adultos com diferentes tipos de distúrbios neurológicos que afetam a mobilidade. O principal objetivo desse sistema é favorecer um padrão de caminhada simétrico que se assemelhe ao fisiológico. Objetivo: realizar uma análise na literatura sobre os efeitos do treino locomotor com suporte parcial de peso corporal na marcha, no equilíbrio, e na atividade e participação de crianças com paralisia cerebral. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que seguiu os seguintes passos: 1) identificação da questão de pesquisa; 2) busca na literatura; 3) classificação dos resultados encontrados; 4) análise dos artigos selecionados; 5) avaliação, interpretação e discussão dos resultados; 6) construção de um formulário para extração das informações principais; 7) sintetização das informações. O processo foi realizado por um único revisor e em momentos de dúvidas, um segundo revisor foi contactado. Para extrair as informações dos artigos foi utilizado um instrumento matriz, o qual dispõe dos seguintes itens: definição do artigo original, metodologia aplicada no estudo, tipo de intervenção e resultados encontrados. A pesquisa fez uso dos seguintes descritores: “cerebral palsy”, “weight bearing” e “gait analysis”, além de outras palavras-chave, sendo elas: “locomotor”, “treadmill”, “overground” e “body weight support”, utilizando as bases PubMed, LILACS, Scielo e plataforma PEDro. Foram incluídos artigos com indivíduos diagnosticados com paralisia cerebral e abordagem de treino locomotor com suporte parcial de peso, sem restrição de idioma e tempo. Foram excluídas revisões de literatura; estudos duplicados nas bases de dados; estudos indisponíveis na íntegra; estudos que associam o treinamento locomotor a outro método de reabilitação; e estudos com suporte robótico. Resultados: foram incluídos 17 estudos com um total de 147 indivíduos com paralisia cerebral. Os resultados mostraram que o uso do suporte parcial de peso corporal pode não ser mais efetivo na melhora marcha e equilíbrio do que o treinamento em solo, mas demonstrou melhoras significativas nas atividades de vida diária. Conclusão: conclui-se que o SPPC é um método de reabilitação viável que contribui para adesão do paciente na reabilitação e parece ser mais adequado em indivíduos que possuem um comprometimento mais grave. Ademais, torna-se necessária a realização de mais estudos de qualidade, com procedimentos bem definidos e avaliação de resultados a longo prazo.
Descrição: BARBOSA, Ana Paula de Souza. Treino locomotor com suporte de peso corporal em indivíduos com paralisia cerebral: uma revisão integrativa. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29883
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula de Souza Barbosa.pdfTCC - Ana Paula de Souza Barbosa417.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito143.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.