Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29885
Título: Produção de coagulante orgânico a base de angico-vermelho (Anadanenthera macrocarpa) e seu potencial de remoção de microrganismos resistentes ao tratamento de água para abastecimento humano
Autor(es): Andrade, Taís Cristina da Silva
Palavras-chave: Coagulação
Coagulantes orgânicos
Microrganismos resistentes
Tratamento de água
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estabelecer um protocolo para extração de taninos da casca do angico-vermelho (Anandanenthera macrocarpa) e verificar o seu potencial como uma nova matriz vegetal para a produção de coagulantes que sejam eficazes na remoção de microrganismos resistentes ao tratamento convencional de água para abastecimento humano. Fez-se o comparativo da extração de taninos entre a estufa e a autoclave. Para a análise dos dados utilizou-se o software Statistica, juntamente com a matriz de delineamento. Dentre as alternativas estudadas a extração com a autoclave se mostrou mais promissora, obtendo o teor de taninos condensados de 16,73% com o Número de Stiasny igual a 83,56. Após determinação da melhor metodologia para extração, fez-se a análise do coagulante produzido em comparação a coagulantes orgânicos e inorgânicos já comercializados, onde foi possível afirmar o potencial de remoção de turbidez, já que o mesmo atingiu valores consideravelmente superiores aos coagulantes comerciais, além de também promover remoção de Esporos de Bactérias Aeróbias (EBA).
Descrição: ANDRADE, Taís Cristina da Silva. Produção de coagulante orgânico a base de angico-vermelho (Anadanenthera macrocarpa) e seu potencial de remoção de microrganismos resistentes ao tratamento de água para abastecimento humano. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29885
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Taís Cristina da Silva Andrade.pdfTCC - Taís Cristina da Silva Andrade1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito139.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.