Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29888
Título: Caracterização do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do nordeste brasileiro
Autor(es): Feliciano, Alana Maires Moraes
Palavras-chave: Língua de sinais
Inclusão social
Barreiras de comunicação
Educação odontológica
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Introdução: A comunicação com pacientes com deficiência auditiva ou surdos mostra-se como um desafio aos profissionais que lhes prestam atendimento, sendo imprescindível ao cirurgião-dentista ser conhecedor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ofertando ao paciente, serviços prestados com excelência, proporcionando um atendimento mais humanizado. Essa barreira na comunicação entre o deficiente auditivo e o profissional de saúde permite que surja a necessidade de uma formação acadêmica que envolva a inclusão social desses indivíduos. Objetivo: Traçar o perfil do ensino de LIBRAS nos cursos de graduação de odontologia do Nordeste. Metodologia: A pesquisa consiste em um estudo exploratório, quantitativo e transversal de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, em funcionamento na região Nordeste que oferecem cursos de Odontologia. As matrizes curriculares foram analisadas a fim de identificar a presença do componente curricular de LIBRAS, reunindo informações a respeito da localização, categoria administrativa (pública ou privada), natureza do componente curricular (optativa ou obrigatória), semestre ofertado e carga horária. Resultados: A amostra foi composta por 108 Instituições de Ensino Superior (IES), com apenas 12,04% (n=13) caracterizadas como instituição pública e em maior percentual 87,96% (n=95) instituições com administração privada. A oferta optativa da disciplina foi evidenciada na maioria das matrizes curriculares (84%). No presente estudo foi possível observar que a maioria das instituições não determina em sua matriz curricular o período de oferta da disciplina de LIBRAS, representando 86,11% (n=93) da amostra avaliada. Conclusão: O presente estudo evidenciou um cenário pouco consolidado na formação de cirurgiões-dentistas aptos atenderem com efetiva comunicação os pacientes surdos, assim como possibilitou traçar um panorama de iminente necessidade para inserção da disciplina de Libras nas matrizes curriculares dos cursos de Odontologia da região Nordeste do Brasil.
Descrição: FELICIANO, Alana Maires Moraes. Caracterização do ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de graduação em Odontologia do Nordeste brasileiro. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29888
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito375.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Alana Maires Moraes Feliciano.pdfTCC - Alana Maires Moraes Feliciano1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.