Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2989
Título: A transferência da informação na 2ª vara da infância e juventude do Estado da Paraíba
Autor(es): Azevedo, Jackeline Souza de
Palavras-chave: Transferência da informação
Fórum da infância e Juventude 2ª Cartório
Tribunal de Justiça
Data do documento: 25-Fev-2014
Resumo: Este trabalho constituiu o resultado de quase dois anos de observação no estágio Cartório da 2ª Vara, Fórum da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba. A partir de observação, in loco, dos trâmites que envolvem a gestão da informação na instituição referida, delimitamos o tema desta monografia que foi o de analisar e discutir na perspectiva da análise do discurso como se dá o processo de transferência da informação nessa vara que cuida de menores infratores. Para alcançarmos nossos objetivos lançamos mão da pesquisa qualitativa que permite através de entrevistas semi-estruturadas obter informações e analisá-las utilizando uma metodologia que advém da análise do discurso francesa. Estabelecemos assim, as categorias de análise a seguir: transferência da informação vista pelos gestores da instituição e a transferência da informação vista pelos usuários internos e externos da instituição. Delimitamos nosso corpus, através de 13 (treze) entrevistados, entre eles juízes, defensores de justiça, promotores de justiça, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, agente administrativos, técnicos judiciários, todos relacionados à instituição, mães e responsáveis e os próprios menores infratores. A base teórica foi composta por Orlandi (1998), Bakthin (2004), Ribeiro (2003), Jardim (1997), Lopes (2009) entre outros. Os resultados confirmaram que não existe uma transferência da informação que atenda as necessidades dos usuários internos e externos da instituição estudada.
Descrição: AZEVEDO, Jackeline Souza. A transferência da informação na 2ª vara da infância e juventude do Estado da Paraíba. 2011. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2989
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jackeline Souza de Azevedo.pdfJackeline Souza de Azevedo802.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.