Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29905
Título: Tecnologia de baixo custo para tratamento de água em comunidades rurais
Autor(es): Barbosa, Maria Gabriella Negromonte
Palavras-chave: Saneamento rural
Recursos hídricos
Tratamento de água
Data do documento: 19-Jul-2022
Resumo: Quando se trata das condições de saneamento na zona rural, os cenários de saneamento são muito preocupantes, ainda mais se comparados aos centros urbanos. O abastecimento ocorre, na maioria das vezes, por poços rudimentares, córregos de pouco volume ou barreiros, e em outros casos, a água vem de localidades por meio de carros-pipa com procedência desconhecida com grandes chances de conter disseminadores de doenças de veiculação hídrica. Por isso, a tecnologia de baixo custo para tratamento de água em comunidades rurais se apresenta como uma Solução Alternativa de Água Individual para Consumo Humano projetada com vazão de 1500 L/h, compacta, eficiente e econômica, feita com materiais de baixo custo que são acessíveis para indivíduos de localidades remotas que não possuem o atendimento da companhia de abastecimento de água. A partir dos parâmetros da qualidade da água bruta, o sistema foi dimensionado com as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, além do tratamento do lodo gerado. A primeira etapa consiste na coagulação, que possui compartimento para adição do produto que promove a desestabilização das partículas impuras da água, além de uma placa de orifício e registros para controle e regulação da vazão e da dosagem do produto. Em seguida, tem-se o floculador, responsável por promover o choque entre as impurezas e formar os flocos maiores para que sejam removidos na etapa seguinte, feito com gradiente de velocidade decrescente e uma descarga de fundo para limpeza. Feito isso, a água entra em sentido ascendente no decantador, desenvolvido para reter a maior parte das impurezas com a tecnologia de alta taxa, com módulos formando ângulo de 60 graus. Logo depois, é iniciada a etapa de polimento, feita por um filtro de areia, com objetivo de reter as impurezas não removidas na etapa anterior. Por fim, tem-se a unidade de desinfeção, muito semelhante ao da coagulação, nesse caso para que seja garantida a segurança da água com a eliminação de microrganismos com potencial patogênico com adição de cloro em pastilhas. Além disso, tem uma unidade de tratamento do lodo gerado, com a tecnologia de leito de drenagem para que sejam atendidas as legislações vigentes. O sistema reuniu custos de materiais total de R$1.466,21 reais, apresentando-se como produto de baixo custo, principalmente se comparadas aos sistemas convencionais. No monitoramento realizado, a tecnologia foi capaz de tratar a água bruta e obter remoções de 90% de turbidez e 83% de cor aparente, e aproximadamente 90% de cor verdadeira e ABS 254 nm.
Descrição: BARBOSA, Maria Gabriella Negromonte. Tecnologia de baixo custo para tratamento de água em comunidades rurais. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29905
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito126.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Gabriella Negromonte Barbosa.pdfTCC - Maria Gabriella Negromonte Barbosa1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.