Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29914
Título: Tolerância térmica do peixe Bathygobius soporator (Perciformes, Gobiidae), residente das poças de marés da praia do Cabo Branco, João Pessoa/Paraíba
Autor(es): Cardoso, Natália Dias
Palavras-chave: Gobiidae
Zona intertidal
Salinidade
Temperatura de agitação térmica
Data do documento: 21-Jul-2022
Resumo: Bathygobius soporator (Valenciennes, 1837) é uma espécie abundante no litoral brasileiro e está presente em diversos ambientes, desde mais rasos e calmos, até mais profundos e com elevado dinamismo. É considerada uma espécie residente de poças de maré, e, portanto, exposta às variações contínuas e acentuadas das características físico- químicas desse ambiente, especialmente de temperatura e salinidade. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo investigar a tolerância térmica da espécie residente das poças de marés da Praia do Cabo Branco, João Pessoa/Paraíba em diferentes salinidades. Para tanto, os indivíduos foram expostos a um protocolo de aumento gradual de temperatura (0,1 oC por minuto) combinados a aumentos e diluições da salinidade da água do mar. O experimento definiu as Temperaturas de Agitação Térmica (Tag) dos animais para diferentes salinidades, registrando a temperatura na qual os indivíduos passaram a exibir comportamentos de escape. Os resultados demonstraram que a espécie apresentou menor tolerância térmica quando exposta a concentrações e diluições de salinidade comparada a salinidade controle (água do mar 35 ppt), sendo a Tag da salinidade controle equivalente a 39,1°C, enquanto as Tags das concentrações 40 ppt e 45 ppt foram, respectivamente 33,5°C e 33,6°C, e as Tags das diluições 15 ppt, 20 ppt, 25 ppt e 30 ppt, foram 33,8°C; 35,2°C; 31,7°C e 31,4°C, respectivamente. Essas informações sugerem que a espécie poderia ser afetada em possíveis aumentos de temperatura dos oceanos e mudanças climáticas, uma vez que alterações na temperatura atmosférica influenciam diretamente nas flutuações de salinidade do ecossistema costeiro em que a espécie reside.
Descrição: CARDOSO, N. D. Tolerância térmica do peixe Bathygobius soporator (Perciformes, Gobiidae), residente das poças de marés da praia do Cabo Branco, João Pessoa/Paraíba. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29914
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Natália Dias Cardoso785.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito176.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.