Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29924
Título: Performance fiscal do município de Cabaceiras/PB à luz da lei de responsabilidade fiscal (2019 e 2020)
Autor(es): Costa, Adriano Silva da
Palavras-chave: Lei de responsabilidade fiscal
Administração pública
Cabaceiras/Pb
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Os municípios são as esferas governamentais que se encontram mais próximas da população e, por consequência, são mais aptos a avaliar as necessidades primárias dos habitantes. Desde a promulgação da Constituição de 1988, os municípios passaram a participar de forma substancial nas atividades do setor público. Nesse contexto, destaca-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um instrumento que estabelece limites para despesas com pessoal e dívida pública, além de exigir o estabelecimento de metas para o controle de receitas e despesas. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar se os gastos com pessoal no município de Cabaceiras-PB estão em conformidade com o limite prudencial estabelecido pela LRF. Para efetivação desta pesquisa, foram utilizados e examinados os relatórios referentes ao quadro demonstrativo de gastos com pessoal, referentes às despesas correntes e receitas correntes da cidade de Cabaceiras/PB, obtidos por meio do site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba -TCE/SAGRES, para os anos de 2019 e 2020. Verificou-se que os gastos com pessoal nos períodos anlisados ultrapassaram o limite prudencial estabelecido pela LRF, que é de 51,30%,indicando a necessidade de uma maior conscientização por parte dos gestores municipais para cumprir os limites estabelecidos pela LRF. Conclui-se que, apesar da LRF ser uma ferramenta de grande importância, por si só ela não é capaz de modificar a mentalidade dos administradores públicos e promover uma administração responsável.
Descrição: COSTA, Adriano Silva da. Performance fiscal do município de Cabaceiras/PB à luz da lei de responsabilidade fiscal (2019 e 2020). 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29924
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriano Silva da Costa.pdfPDF - Adriano Silva da Costa230.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito731.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.