Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Virna de Melo-
dc.date.accessioned2023-07-27T12:13:05Z-
dc.date.available2023-07-27T12:13:05Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.otherCDD 004.69-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29925-
dc.descriptionSILVA, Virna de Melo. Uso do instagram por psicólogos: compartilho, logo existo?. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEm razão da pandemia da Covid-19, no Brasil, os profissionais da psicologia viram-se diante do desafio de realizar os atendimentos online e estarem mais presentes no meio digital e nas redes sociais. Houve um aumento de perfis profissionais em redes sociais como o Instagram, o que colaborou para que esta ferramenta se tornasse uma importante forma de contato de trabalho, visibilidade, marketing e aumento dos rendimentos financeiros. Este estudo teve por objetivo geral analisar a percepção dos profissionais da psicologia acerca do uso da plataforma Instagram e como essa rede social é utilizada para a atuação profissional. Participaram, de forma não probabilística e acidental, 78 psicólogos brasileiros que possuem e não possuem perfis na rede social Instagram, seja para uso profissional ou não. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: a) Questionário sociodemográfico; e b) Questionário sobre o uso do Instagram por psicólogos. Verificou-se que a maioria dos participantes consideram o Instagram como importante ferramenta profissional para atrair clientes e divulgar serviços. Embora a maioria concorde que os profissionais não devem realizar atividade no Instagram sem estar à vontade, parte dos respondentes concordam que os profissionais deveriam fazer mesmo assim, bem como concordam que as pessoas tendem a procurar os profissionais que são mais ativos na plataforma. O Instagram também foi percebido em seus aspectos positivos, como a divulgação e a ampliação do acesso a conteúdo da psicologia. Por outro lado, à medida que utilizam a plataforma para esse objetivo, sofrem pressão para produzir conteúdo que esteja vinculado ao trabalho, o que pode gerar sofrimento psíquico nesses profissionais. Em geral, verifica-se que o uso inadequado do Instagram pode trazer prejuízo à profissão quando não há cautela na publicidade, seja ela feita no perfil profissional ou pessoal.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Josevânia da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicólogospt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectRede social virtualpt_BR
dc.titleUso do instagram por psicólogos: compartilho, logo existo?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito606.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Virna de Melo Silva.pdfTCC - Virna de Melo Silva382.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.