Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29926
Título: A importância de grupos online de ajuda mútua para idosos durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Chagas, Elayne Cristina de Sousa
Palavras-chave: Saúde mental
Envelhecimento
Saúde do idoso
Grupo de ajuda
Data do documento: 25-Ago-2022
Resumo: Este artigo teve como objetivo analisar a percepção de pessoas idosas sobre a participação em grupos de ajuda mútua que ocorreram virtualmente durante a pandemia da Covid 19. A pesquisa se caracterizou como se ndo exploratór ia, descritiva e transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Partic iparam de forma não probabilística e por conveniência, nove pess oas com idades iguais ou superiores a 60 anos, sendo um homem e oito mulheres. Os dados foram coleta dos de forma r emota e síncrona, via chamada vídeo, através da plataforma Google Meet. A cole ta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2021 e abril d e 2022. Para tanto, utilizou se os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico e Entrevist a semiestrutur ada sobre a participação em grupos de convivência online . Os dados colhidos da s entrevistas foram analisados por meio da análise de conteúdo d o tipo categorial temática, proposta de Bardin o que possibilitou a construção d as seguintes c atego rias Signific ado das vivências nos grup os G rupo como recurso de E nfrentamento Ganhos para além dos grupos A partir da análise, foi evidenciada a emergência de três categori as temáticas e oito subcategorias, em que totalizaram 108 unidades de conteúdo. A partir dos r elatos foi possível eviden ciar a importância dos grupos de ajuda mútua online para a saúde mental das pessoas idosas, especialmente no que diz respeito ao enfrent amento da solidão, ansiedade, estresse, e outros sofrimentos psíquicos. Dessa fo rma, concluiu se que a experiência em gr upos traz benefícios a curto e longo prazo, sendo um recurso profundamente eficaz para o processo de envelhecimento humano, principalmen te no que tange a valorização da vida.
Descrição: CHAGAS, Elayne Cristina de Sousa. A importância de grupos online de ajuda mútua para idosos durante a pandemia da Covid-19. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29926
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito78.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Elayne Cristina de Sousa Chagas.pdfTCC - Elayne Cristina de Sousa Chagas853.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.