Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29927
Título: Percepção dos pais sobre a multidimensionalidade de influências no desenvolvimento do psiquismo na primeira infância
Autor(es): Albuquerque, Rayssa Jaine Silva de
Palavras-chave: Desenvolvimento infantil
Práticas educativas
Saúde mental
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: A percepção dos cuidadores de crianças pertencentes a fase do ciclo vital na primeira infância, com uma abordagem conjunta entre a Ciência do Desenvolvimento Humano, Ciência Psicológica e a Neurociência, propicia um debate e reflexões sobre o processo maturacional nas dimensões psíquicas, emocionais e cognitivas das crianças desde o período gestacional aos seis anos de idade relacionadas às práticas educativas adotadas pelos pais frente às alterações comportamentais e emocionais dos seus filhos. O presente estudo apresentou-se com a finalidade de averiguar esta percepção dos cuidadores sobre a influência multidimensional no desenvolvimento do psiquismo na primeira infância, percebendo como os Estilos Parentais e Práticas Educativas adotadas no exercício da parentalidade podem se relacionar ao desenvolvimento infantil. É uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo transversal e exploratória, direcionada aos responsáveis entre 18 a 60 anos, que exercem a parentalidade de filhos na faixa etária de zero a seis anos de idade, realizada de forma remota, por meio da ferramenta online Google Forms, e seguindo os aspectos éticos preconizados pela Resolução 466/12 CNS/MS. Foi utilizado como instrumento um questionário online divulgado amplamente pelas redes sociais através da técnica “snowball”. O instrumento foi dividido em três etapas: 1- Questionário sócio-demográfico; 2- Entrevista de auto-relato sobre; 3- Entrevista estruturada sobre atitudes parentais. A análise foi realizada através do próprio Google Forms, e também pela análise de conteúdo de Bardin. Em relação a verificação das práticas e condutas parentais exercidos, constatou-se que os cuidadores apresentam atitudes concordantes com os três estilos parentais: Estilo Autoritativo, Estilo Autoritário e Estilo Permissivo. Estes resultados contribuem para a comunidade científica, para os sujeitos os quais exercem uma parentalidade ou desejam exercer, para a sociedade à medida que favorece a construção de discussão de questões que permeiam a construção das inter-relações na dinâmica familiar, pois é a partir deles que os responsáveis podem compreender os caminhos da parentalidade saudável. As percepções dos cuidadores sobre suas práticas parentais e a infância de suas crianças, torna relevante a constatação da necessidade na elaboração de futuros modelos de intervenção e orientação para promoção de saúde e prevenção de sofrimento psíquico de forma precoce com ações coletivas e integradas no Sistema Único de Saúde, visando contribuir para uma atenção integral ao desenvolvimento saudável infantil.
Descrição: ALBUQUERQUE, Rayssa Jaine Silva de. Percepção dos pais sobre a multidimensionalidade de influências no desenvolvimento do psiquismo na primeira infância. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29927
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito217.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Rayssa Jaine Silva de Albuquerque.pdfTCC - Rayssa Jaine Silva de Albuquerque1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.