Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29928
Título: Análise da atividade antimicrobiana de bactérias edáficas do semiárido paraibano
Autor(es): Bernardo, Vitória Gaspar
Palavras-chave: Bioprospecção
Antimicrobianos
Caatinga
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: O crescente surgimento de cepas resistentes a múltiplos fármacos (MDR) é um dos maiores problemas de saúde pública mundial, pois reduz as possibilidades de tratamento de doenças infecciosas, tornando a descoberta de novos antimicrobianos extremamente necessária. Nesse sentido, tais compostos podem ser produzidos naturalmente por bactérias isoladas das regiões semiáridas. As quais se mostram uma fonte promissora para novos compostos bioativos, já que as condições a que estão sujeitas podem ativar diferentes vias metabólicas e, consequentemente, podem levar à produção de metabólitos secundários ainda não estudados, considerando que esse ambiente ainda é pouco explorado quanto a aplicação biotecnológica de sua microbiota. Diante desses fatos, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial antimicrobiano de bactérias do solo do semiárido paraibano. Para isso, foi avaliado o líquido metabólico de 60 isolados bacterianos através do método de difusão em poço, contra Salmonella enteritidis, Salmonella typhimurium, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Aeromonas hydrophila. Entre os quais, os isolados SJC 6.16 (Paenibacillus sp.), SJC 2.21 (Enterobacter sp.), SJC 5.11 e 5.12 (Bacillus cereus) demonstraram atividade antimicrobiana em experimentos em que não houve separação completa entre fase celular e líquida. Com isso, foi realizada a avaliação direta do conteúdo celular desses isolados pelo método de bloco de gelose. E todos se mostraram ativos frente a A. hydrophila, adicionalmente, SJC 6.16 e SJC 5.11 apresentaram atividade frente a S. enteritidis, SJC 2.21 frente a S. aureus, e, por fim, SJC 5.11 e SJC 5.12 frente a S. aureus, S. typhimurium e E. coli. Assim, a partir dos resultados obtidos até o momento, pode-se inferir que tais isolados constituem potenciais candidatos para a descoberta de novas moléculas antimicrobianas. Dessa forma, o potencial antimicrobiano precisa ser confirmado com a análise do extrato bruto desses isolados frente aos patógenos já testados e a patógenos resistentes.
Descrição: BERNARDO, V. G. Análise da atividade antimicrobiana de bactérias edáficas do semiárido paraibano. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Paraíba, João Pessoa, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29928
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Gaspar Bernardo12.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito223.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.