Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29929
Título: Caracterização e desenvolvimento de um método analítico por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para quantificação de ácido fólico
Autor(es): Nascimento, Kamilla Virgínio da Silva
Palavras-chave: Ácido fólico
Cromatografia
Vitamina hidrossolúvel
Data do documento: 25-Jul-2022
Resumo: As vitaminas se enquadram como moléculas orgânicas fundamentais no contexto gestacional. Dentre essas, o ácido fólico, que é uma vitamina hidrossolúvel, também conhecida como vitamina B9, participa do mecanismo de síntese de ácidos nucléicos, DNA e RNA. Quando em deficiência pode vir a causar alterações, como a anemia megaloblástica na gestante e malformações congênitas no feto. Empenhando-se em proporcionar uma suplementação vitamínica segura e eficaz, o controle de qualidade se sobressai como essencial para que tais requisitos sejam atendidos. Baseado nisto, os objetivos deste estudo foram, realizar as caracterizações térmicas e espectroscópicas do ácido fólico e desenvolver a validação do método analítico por CLAE para a sua quantificação. Para caracterizar o insumo farmacêutico, foram realizadas as técnicas de Termogravimetria (TG), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC) e Espectroscopia na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). No processo de validação do método analítico, as análises deram-se através da CLAE, com soluções em seis níveis de concentração (10,0 a 60,0 µg.mL-1), seguindo os parâmetros propostos pela RDC nº 166, de 24 de julho de 2017, da ANVISA, sendo estes: seletividade, linearidade, precisão, exatidão, limite de detecção (LD), limite de qualidade (LQ) e robustez. As análises térmicas e espectroscópicas mostraram-se compatíveis com as características físicas e moleculares da vitamina, respectivamente. O método de quantificação foi desenvolvido e validado, apresentando seletividade, linearidade, com coeficiente de determinação (R2) muito próximo ao preconizado (0,9996), baixos limites de detecção e quantificação, exato, preciso e robusto, demonstrando um percentual dentro da faixa de 5% em desvio padrão relativo, como proposto pela RDC. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que as caracterizações realizadas e o desenvolvimento do método analítico colaboram e incentivam de forma significativa o controle de qualidade de suplementos alimentares, tendo em vista, a importância destes na busca pelo êxito da suplementação das necessidades nutricionais que são advindas do período periconcepcional e gestacional.
Descrição: NASCIMENTO, Kamilla Virgínio da Silva. Caracterização e desenvolvimento de um método analítico por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para quantificação de ácido fólico. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29929
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kamilla Virgínio da Silva Nascimento.pdfTCC - Kamilla Virgínio da Silva Nascimento917.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito300.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.