Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2996
Título: Aspectos constitucionais e principais alterações no código de processo penal pela lei 12.403/2011
Autor(es): Batista, Pedro Lucas Figueiredo Leite
Palavras-chave: Direito penal
Medidas Cautelares
Código de processo penal - Reforma
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: A Lei 12.403/2011, em uma reforma pontual, trouxe inovações legislativas no que se trata de prisão cautelar e liberdade provisória. Motivada juridicamente pela necessidade da adequação constitucional e concretização do caráter subsidiário da prisão cautelar, como também motivada politicamente com o escopo de diminuir a população carcerária que em grande parte é composta por presos provisórios. O trabalho busca analisar o impacto dessas mudanças no sistema carcerário e sua aplicação, bem como a possível solução ante a problemática existente entre a tensão nos distintos bens jurídicos tutelado, sendos eles: a efetividade do processo e a proteção da sociedade e por outro lado os direitos e garantias individuais. Procurando entender de que forma as inovações podem ser utilizadas pelos profissionais aplicadores do direito. Metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica de cunho doutrinário, utilizando-se livros, revistas e informações obtidas na internet sobre a reforma e as inovações que a Lei 12.403 trouxe para o Processo Penal Brasileiro. Com a reforma foram diminuídas as falhas e incoerências no sistema processual penal. Diminui-se a lacuna entre o pensamento atual e o Código de Processo Penal. Diversos dispositivos constitucionais ganharam efetividade no texto do CPP. As principais mudanças trazidas pelo reforma foram o tratamento sistemático do tem da prisão e das demais medidas cautelares pessoais; o estabelecimento do caráter subsidiário da prisão cautelar; a vedação, como regra geral, da prisão preventiva em caso de crimes com pena máxima igual ou inferior a quatro anos criação de diversas medidas alternativas à prisão; adoção do princípio da proporcionalidade como norteador interpretativo e guia na adoção de toda e qualquer medida cautelar pessoal; necessidade de observância do contraditório nas medidas cautelares; nova formatação da liberdade provisória; estabelecimento do caráter precário e temporário da prisão em flagrante. Com a reforma percebe-se que houve um rompimento do binário reducionista de prisão cautelar ou liberdade provisória e foi oferecido ao juiz um amplo rol de medidas cautelares alternativas à prisão preventiva. Abandonando a cultura encarcerizadora, ainda existente, no nosso país. Percebe-se que a legislação é benéfica e traz um grande avanço, mas nova lei não é medida unicamente suficiente para alterar uma realidade fática. Devendo haver a aplicação pelos operadores do direito e uma atitude política para a criação de meios aptos à fiscalizar as medidas cautelares diversas.
Descrição: BATISTA , Pedro Lucas Figueiredo Leite. Aspectos constitucionais e principais alterações no código de processo penal pela lei 12.403/2011. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2996
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Lucas Figueiredo Leite Batista.pdfPedro Lucas Figueiredo Leite Batista354 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.