Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2997
Título: Assédio moral e os diversos conflitos provenientes da relação de trabalho
Autor(es): Nepomuceno, Ana Carolina de Oliveira
Palavras-chave: Assédio moral
Relação de trabalho
Direito
Data do documento: 26-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica, utilizando a abordagem qualitativa e o método dedutivo, tem por enfoque a análise do ponto de vista jurídico sobre os diversos conflitos provenientes da configuração do assédio moral nas relações de trabalho. Nada obstante não existir uma regulamentação específica sobre a matéria no ordenamento jurídico brasileiro, a vítima deste tipo de agressão necessita da tutela jurisdicional e encontra guarida nos princípios constitucionais e analogia à legislação infraconstitucional, ou, ainda, nas normas internacionalmente recepcionadas no Brasil. Com o impulso com que os direitos humanos tomaram neste século, reascende-se uma repulsa ainda maior à involuntariedade com que se apresenta o assédio moral, haja vista que, por sua própria natureza, se confronta com o princípio-mor da dignidade da pessoa humana. E, neste deslinde, faz-se primordial decifrar e entender quando de fato se trata de questão ensejadora de assédio moral, de modo a não confundi-lo com outros conflitos que ocorrem também no contexto laboral. Tem-se que a natureza desta agressão é mais grave que a mera configuração de um dano moral, chegando a importar em prejuízos à própria saúde da vítima. A doutrina em geral desempenhou importante papel ao esclarecer questões que deixaram de ser tabu na atualidade, o que fortaleceu a própria questão da segurança jurídica, posto que foram ampliadas as discussões sobre a matéria. Portanto, ao ganhar mais ênfase, também passou a ser desmistificado o assédio moral nas relações de trabalho.
Descrição: NEPOMUCENO, Ana Carolina de Oliveira. Assédio moral e os diversos conflitos provenientes da relação de trabalho. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2997
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina de Oliveira Nepomuceno.pdfAna Carolina de Oliveira Nepomuceno478.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.