Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29978
Título: O corpo trans no filme Alice Júnior: horizontes reflexivos e didáticos para o ensino da Educação Física
Autor(es): Silva, Anacelly Ramos Pereira da
Palavras-chave: Educação Física escolar
Transexualidade
Prática pedagógica
Data do documento: 19-Mai-2023
Resumo: A pesquisa tem como o objetivo analisar a obra cinematográfica “Alice Junior”, à luz da linguagem dialógica de Bakhtin, a fim de realizar encaminhamentos didáticos reflexivos para as aulas de Educação Física e para os (as) professores (as), justificando-se pelo entendimento de que as produções a respeito dessa temática são bem escassas. Sobre esses aspectos, existem no corpo da pesquisa as contribuições de Bakhtin e seu Círculo, além de Rojo e Moura (2019), que discutem a pedagogia dos multiletramentos e vão ao encontro da dimensão sensível e ideológica (BAKHTIN, 2010; VOLÓCHINOV, 2018). Quanto a metodologia, é um trabalho de natureza qualitativa e de abordagem documental. O estudo recorreu ao filme Alice Júnior (2019), selecionando cenas que causariam uma maior aproximação com os alunos do ensino médio e para analisá-las, faz-se uso da verbo-visualidade. Por fim, é apresentada uma proposta didática aberta, visando que a mesma possa servir como base para que os professores não deixem o corpo trans de fora das reflexões em sala de aula e da Educação Física Escolar. Também cabe mencionar que o trabalho pedagógico, a partir dessa análise, leva o leitor a compreender o transgênero através de um outro prisma, pois exige o reconhecimento da Educação Física Escolar como espaço de reflexão e não apenas como reprodutor de práticas nas quais o corpo se faz presente superficialmente.
Descrição: SILVA, Anacelly Ramos Pereira da. O corpo trans no filme Alice Júnior: horizontes reflexivos e didáticos para o ensino da Educação Física. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29978
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anacelly Ramos Pereira da Silva.pdfTCC - Anacelly Ramos Pereira da Silva1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito451.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.